Registro: Nov 13, 2008 Mensagens: 13 Localização: São Paulo
Status: Offline
Enviada: Seg 19 Jul 2010 11:19:32 am Assunto: Hatchs no Autocad 2007
Olá,
Estou com uma dúvida a respeito dos Hatchs no Autocad 2007.
Gostaria de saber uma forma ou comando em que pudesse inserir os hatchs, sem que eles inserissem em determinados blocos.
Ex. necessito inserir um hatch de piso em um sanitário, mas gostaria que este hatch ficasse delimitado somente no piso e não pegasse tam´m em alvenarias, bacias, pias e etc.
Alguem sabe como me ajudar.
OLÁ rpupinski.
quando vc abre a opção hatch, vc tem em sua caixa de dialogo várias opções,no canto direito abaixo tem uma seta, indicando more options, ele irá expandir sua caisa de dialogo,neste caso vc vai marcar a opção island detetion (ativada) e no display style a opção normal ativada, talvez pelo seu problema, pode ser isso......
Espero te ajudado.
Abraços.
Registro: Nov 13, 2008 Mensagens: 13 Localização: São Paulo
Status: Offline
Enviada: Seg 19 Jul 2010 3:04:35 pm Assunto:
ola,
infelizmente,a opção que sugeriu, já seria a que normalmente eu trabalho e continuo com o problema.
Deixa eu tentar explicar um pouco melhor.
Ex: tenho um retangulo e no interior deste um bloco de uma bacia sanitária. Quero colocar uma hachura no retangulo, porém esta hachura deve somente facear o bloco da bacia.
No meu caso, quando insiro a hachura, ela está inserindo inclusive no interior do bloco da bacia.
Espero ter deixado um pouco mais claro e agradeço a ajuda !!!!
OPÇÃO 2
Faça uma Bondary (Command: _bpoly) antes e depois siga os passos acima.
OBS.: Configure Gap Tolerance
(teste em Tolerance [ 0 ] units)
"Sets the maximum size of gaps that can be ignored when objects are used as a hatch boundary. The default value, 0, specifies that the objects must enclose the area with no gaps.
Specify a boundary gap tolerance value <0>: Enter a value, in drawing units, from 0 to 5000 "
O modo que nosso amigo [mcm] descreveu deve dar certo. Porém há uma gambiarra que as vezes funciona. Se o seu bloco (bacia) estiver mesmo fechado, sem nenhum vão onde a hachura possa "penetrar", faça assim:
- trace uma linha ou xline, repartindo o bloco ao meio e tente hachurar uma parte, depois a outra.
Quando há muitos elementos no bloco, splines, coisas mais complexas na tela, a gente tem que brigar com o hatch mesmo. Às vezes, fica horas pensando e não sai a bendita hachura, ou acontece de hachurar onde não devia.
Outra dica é dar um zoom o mais próximo possível da área a ser hachurada, impedindo que o cad queira "ler" todo o entorno para achar as bordas (island detection).
rpupinski, recebi seu desenho, e tentei de várias ou todas as formas que sabia.....
então, resolvi desenhar um retangulo em cada box, na ralidade usei a função b.o ( boundary creation ) nos box onde tem as bacias, e deu certo, ezspero que isso lhe ajude também, pois foi a forma que encontrei.....
me perdoe a demora em atendelo, boa sor e abraços.