Registro: Mar 25, 2010 Mensagens: 53 Localização: fortaleza
Status: Offline
Enviada: Sex 26 Mar 2010 11:37:38 am Assunto: como posso cobrar por meu trabalho de cadista?
olá a todos essa é uma duvida que acredito varios cadista iniciantes e até com certa experiência enfrenta!!!
como cobrar?
se por prancha, por horas de serviços, complexidade do projeto etc e tal....
será que alguem poderia me dar uma luz......
Registro: Feb 27, 2003 Mensagens: 2647 Localização: Brasil
Status: Offline
Enviada: Ter 29 Jun 2010 12:35:41 pm Assunto:
Eu acho que por hora é mais justo para você e para o cliente.
Tem uns profissionais que cobram por prancha, já vi alguns amigos se ferrarem por causa disso, o cara liga e diz: preciso de 3 pranchas A1. os desenhos são simples e tal... Aí "vc" fecha o valor por prancha e na hora que recebe o trabalho pra fazer... não tem nada de simples e vc ficará horas pra ganhar uma "merreca". Mas tem também o outro lado da moeda, às vezes o desenho é tão simples que vc fica até envergonhado de cobrar o valor total da prancha....
Cada região tem suas particularidades, por exemplo; não adianta vc querer cobrar o que um profissional que mora em sampa ou rio de janeiro cobra, se vc morar numa cidade do interior.
O ideal é vc pesquisar como estão os valores na sua região, converse com outros profissionais e então faça a sua tabela.
____________ Abraços,
Luciana Klein
Sócia-Fundadora CADKlein
Diretora AUGIbr
Autora Livro AutoCAD 2006 2D
Autora Livro AutoCAD 2008 2D/3D
Autora Livro AutoCAD 2010 2D/3D
AutoCAD 2009/10/11/2012 Certified Professional/Associate
www.lucianaklein.com/loja
Olá Bruno, bem, eu cobro por m² desenhado, e para as apresentaçôes em 3D, cobro as vists que o clente quer e as configuraçoes do render.
No inicio cobrava por prancha, e quebrei a cara....
Depois passei a cobrar o m², e não tive mais problemas, e dependendo no volume de serviço, não descarto a possibilidade de cobrar a hora trabalhada....
Abraços e boa sorte.
____________ att
R & D cad
Carlos R. Gomes
Projetista Mecânico/Modelador 3D
Certification GOOGLE SKETCHUP PRO
Olá gente! Tenho um projeto que ta em andamento! projeto elétrico e de CFTV mais eh de uma óbra de 20 mil metros quadrados! To fazendo já á algum tempo! Obrigado!
A melhor opção para mim é cobrar por hora trabalhada.
Você faz mais ou menos detalhes de acordo com o que o cliente deseja.
Quando cobrava por m2 o engenheiro exigia que fizesse entre 4, 5... cortes e outros detalhes para facilitar sua "vida" na obra, sem contar os anteprojetos que as vezes começava com 300m2 e depois diminuia para 200m2. Além de gastar mais tempo ia receber sobre 200m2.
Quando passei a cobrar por hora era necessário só 2 cortes e não precisava de detalhes, pois o dinheiro saia do seu bolso, além do anteprojeto já vir definido.
Por pranchas nunca trabalhei, pois você ao desenhar uma planta na escala 1:50 praticamente preenche um A1 por exemplo.
Se for 1:100 você poderá colocar praticamente todo o projeto de uma residência (projeto prefeitura)
A experiência/ capacidade .... é o que vai determinar o seu valor hora.
O meu esta em torno de R$35,00/ 40,00
Talvez uma das possíveis soluções fosse, dividir, por 44 horas semanais, à média de salário que se paga numa determinada região e mais um acréscimo de 10% nos serviços avulsos.
AcHO que cobrar por planta ou prancha A0 igualmente pra todas é bem mais eficaz especialmente pra aaqueles rapidinhus.
Hoje trabalho somente com o teclado utilizo nenhum botão na tela pois não poreciso, utilizo o ctr + 0.
e até mesmo para configurações de tipo de linha , layers e cota. utilizo o atalho mo>enter e d>enter. Quiando se esta trabalhando com teclado a integrção autocad - projetista fica bem mais rápido e se eu cobrasse a hora, não valeria a pena... o valor. 250,00 por desenho . acrescimo de 100,00 para 3d.
verticalprojetos-giovani.blogspot.com