Uso o AutoCAD 2010 com sp 2 e sistema operacional Windows XP.
Estou fazendo os exercícios do livro AutoCAD 2010 3D e tudo ia bem, mas ao acionar o comando LOFT este não obedece. Não constroi os sólidos. Os demais comandos: Extrude, Revove e Sweep funcionam bem. Já fiz inúmeras tentativas sem sucesso, bem como já assisti vários vídeos para conferir se não estou cometendo erros.
Solucionado.
Depois de muitas tentativas, quase já desanimando, acendeu-se uma luz.
Pensei: todas as entidades correspondentes às seções transversais são figuras 2D, logo, devem ser desenhadas com essa consideração. E não só isso, devem ser desenhadas situadas no mesmo nível do eixo “Z” e na mesma posição dos eixos “X” e “Y”.
Ou seja, as menores dentro das maiores. Exemplo: um retângulo maior tendo em seu interior outro retângulo menor e dentro deste um círculo de diâmetro inferior ao lado menor do retângulo menor.
Após isso, passei a selecionar o retângulo menor e eleva-lo pelo eixo “Z” até a posição desejada; a seguir fiz o mesmo com o círculo posicionando-o entre os dois retângulos, tal como é visto no exemplo da página 95 do livro AutoCAD 2010 3D. Inclusive deslocando-as em relação aos eixos “X” e “Y”.
Posicionadas as seções, acionei o comando LOFT, selecionei cada uma delas e confirmei com Enter e, pronto, lá apareceu o sólido.
Meu equívoco é que olhando a figura do livro imaginei que as seções transversais deveriam ser desenhadas nas posições de “Z” ali exemplificadas. Uma em cada nível do eixo “Z”, razão porque não dava certo.
Valeu a teimosia. Entendi sobre essa rotina de funcionamento do AutoCAD em 3D.
Registro: Feb 27, 2003 Mensagens: 2650 Localização: Brasil
Status: Offline
Enviada: Ter 17 Jul 2012 12:56:58 pm Assunto:
Oi Luiz,
Isso depende da UCS que está corrente, no exercício do Livro a UCS estava com Z diferentes, provavelmente a sua UCS estava rotacionada.
Estive ausente e sem conexão, por isso só a partir de hoje estarei respondendo as várias dúvidas postadas aqui no fórum.
Até mais!
____________ Abraços,
Luciana Klein
Sócia-Fundadora CADKlein
Diretora AUGIbr
Autora Livro AutoCAD 2006 2D
Autora Livro AutoCAD 2008 2D/3D
Autora Livro AutoCAD 2010 2D/3D
AutoCAD 2009/10/11/2012 Certified Professional/Associate
www.lucianaklein.com/loja