Home Downloads Fóruns Pesquisas Sua Conta
Navegação
icon_home.gif HomeNovo conteúdo !
· Forums
· Equipe/Team
· Blog CADKlein Oficial
· Blog CADKlein Antigo
· Loja CADKlein
· Aulas ao vivo
· Podcast CADKlein
· Boletins CADKlein
· Galeria/Gallery
· Contato/Contact
· Recomende-nos

icon_vip.gif Membro VIPNovo conteúdo !Show/Hide content
· InformaçõesNovo conteúdo !

icon_usuarios.gif UsuáriosShow/Hide content
· Sua Conta/Account
_SOMRESTRICTEDMEMBERS Msg Privadas
_SOMRESTRICTEDMEMBERS Members_List
favoritos.gif NewsShow/Hide content
_SOMRESTRICTEDGROUP News Submission
· News Topics
· News Archive
som_downloads.gif DownloadsNovo conteúdo !Show/Hide content
· DownloadsNovo conteúdo !
icon_estatisticasl.gif InformaçõesShow/Hide content
· Pesquisas/Surveys
_SOMRESTRICTEDMEMBERS Estatísticas
· Top 10
som_downloads.gif LinksShow/Hide content
· Web LinksNovo conteúdo !
utils.gif UtilitáriosShow/Hide content
· conversor
icon_comunidade.gif EquipeShow/Hide content
· Administração do site
· Forums
nuke.gif Comunidade

CADKLein no Yahoogrupos
Faça parte de nossa lista de discussão no Yahoogrupos,
Grupo CADKLEIN.

Simplesmente digite o seu email no campo abaixo:

User Menu
Bem-vindo

Visitante

Apelido
Senha
Fazer Registro

Usuários:
Último(a): barrosx
Pendente(s): 20
Hoje:: 0
Ontem: 0
Total: 28726

On-line Agora [0]:
Visitantes: 0
Cadastrados: 0
Usuário On-Line:

Páginas Vistas:
Hoje: 1193
Total: 21173215

Google Ads

CADKLEIN: Forums

CADKLEIN :: Exibir tópico - O princípio das maquetes eletronicas
Main  •  FAQ  •  Search  •  User Groups  •  Profile  •  Members List  •  Private Messages
Arcade  •  Attachments  •  Buddy List  •  Ranks  •  Rules  •  Smilies List  •  Statistics  •  Staff

O princípio das maquetes eletronicas

Novo Tópico   Responder Mensagem    CADKLEIN - Índice do Fórum -> Geral Exibir página para Impressão
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  

Autor Mensagem
Ander
Bronze
Bronze

Registro: Jan 13, 2005

Status: Offline

MensagemEnviada: Ter 26 Jul 2005 12:54:57 pm    Assunto: O princípio das maquetes eletronicas Responder com Citação Scroll Down to Next postGo to last Post of Page

Certa feita estive falando com o Samuka , quando me disse que aprendeu a trabalhar com maquetes eletronicas no erforço, autodidata. Não consegui falar mais com ele, então peço a vcs que trabalham no ramo: Como começar a trabalhar com maquetes eletronicas? Assim, geral mesmo, não apenas os fabulosos trabalhos de arquitetura, mas fazer belas apresentações renderizadas... Algum livro que possa ajudar? E imagens, como faço para ter a mais do que as poucas que vem com o AutoCad? Toda sugestão é válida, pois não tenho nada a respeito.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger

Autor Mensagem
tonisc
Equipe CADKLEIN
Equipe CADKLEIN

Registro: Sep 08, 2004

MensagemEnviada: Ter 26 Jul 2005 3:27:28 pm    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Ander,

Existe o livro Maquete Eletrônica com Autocad 2004 e 3ds Max 5.1 que você pode adquirir nos seguintes sites:

http://www.livrariasaraiva.com.br/pesquisaweb/pesquisaweb. dll/pesquisa?ID=C9161A8E7D5071A0F01271084&FILTRON1=X&ESTRUTN1=0301&PAL AVRASN1=maquete&image2.x=21&image2.y=13

http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/detail/-/8571949719/qid=1122401003/sr=1-4/ref=sr_1 _4/102-7473992-0048165?v=glance&s=books

Também existem cursos tais como:

http://www.mpcad.com.br/newsite/parceria/promoparceria/index.htm

http://www.architecad.com.br/maquete.asp

http://www. virtuallcursos.com.br/cursomax.php

http://www.3dg.com.br/treinamento/maquete.htm

http://www.akron.com.br/atc/cursocad.htm#Maquete

http://www.cadritech.com.br/treinamentos/Arquitetura/Maquete_Eletronica___3ds_max/maquete_eletronica___3ds_max.html

Atenciosamente,

Arquiteto Antônio "Toni" Fontenele
Professor do Curso ADT-CADKlein
Professor dos Cursos AUGI Training Training

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email

Autor Mensagem
Ander
Bronze
Bronze

MensagemEnviada: Ter 26 Jul 2005 9:09:40 pm    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Ae Toni, vc conhece este livro indicado? É passo a passo?
Obrigado.

Ander

Autor Mensagem
tonisc
Equipe CADKLEIN
Equipe CADKLEIN

MensagemEnviada: Qua 27 Jul 2005 1:08:43 am    Assunto: Sobre o Livro Maquete Eletrônica com Autocad 2004 e 3ds Max Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Ander,

Eu não conheço o livro. Apenas o encontrei nas livrarias online que eu indiquei. Além do mais, ele é baseado no AutoCAD 2004 e no 3DS MAX 5.1 que são versões mais antigas que as atuais.

Também eu achei o livro:

AutoCad 3D: Modelamento e Rendering
de José Luis Farinatti Aymone
http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/detail/-/8588098083/qid=1122436813/sr=1-3/ref=sr_1 _3/102-7473992-0048165?v=glance&s=books

No Brasil, você pode comprar em:

http://www.anep.com.br/livro.asp?ID=427

http://www.temporeal.com.br/produtos.p hp?id=167664

http://www.sabermarketing.com.br/detalhe.asp?cod_produto=8588098083&nome_temas=Mecatrônica&nome_linhas=Informática

Em inglês tem o livro:

Mastering Autodesk VIZ 2005
de George Omura
http://www.amazon.com/exec/obidos/search-handle-form/102-7473992-0048165

Finalmente, a Render Multímida de Joinville - SC tem cursos online e cursos em CD-ROM de AutoCAD 3D e 3D Studio:

http://www.render.com.br/

Espero ter colaborado contigo.

Atenciosamente,

Autor Mensagem
Ander
Bronze
Bronze

MensagemEnviada: Qua 27 Jul 2005 12:38:13 pm    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Valeu, ajudou muito! Já que falou na Render, eu tenho o cd de Autocad3D deles, e é muito fraquinho no fotorrealismo (no más é muito bão).
Pelo que notei, nada vem de sopa no Auto Cad, o cidadão tem que ter uma enorme força de vontade pra "chegar lá". Nesse esquema de maquete, o princípio é um bom começo ( heheh o Hugo Paulo fica locão se ler isso). Isso era oq queria saber, se qualquer um que tenha muita vontade pode aprender sem gastar uma grana preta em escolas. Vou atrás desses livros.

Abraço fera, meus pais são Catarinenses tbm.

Ander

Autor Mensagem
tonisc
Equipe CADKLEIN
Equipe CADKLEIN

MensagemEnviada: Qui 28 Jul 2005 3:33:55 am    Assunto: Como Aprender CAD é Difícil! Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Ander,

Eu aprendi o AutoCAD na marra mesmo, em 1993. Na época era a versão R10 para MS-DOS.

Um colega da faculdade de arquitetura sabia muito AutoCAD pois ele teve acesso a um livro do George Omura, em inglês, da famosa série "Mastering AutoCAD". O pai dele era advogado do BID e trouxe este livro direto dos Estados Unidos na época que a Internet ainda era utilizada apenas por poucos professores universitários, tudo em uma interface baseada em texto (leia UNIX sem qualquer Graphic User Interface).

Na nossa faculdade tinha um PC 386-SX25 com o AutoCAD R10 e um pequeno software para simular a existência do co-processador matemático. O AutoCAD rodava um pouco lento devido a ausência real do tal co-processador matemático mas, sem o programinha simulador, ele não rodava.

Neste computador eu iniciei meus passos no AutoCAD mas foi difícil pois não existia literatura disponível e os professores da faculdade de arquitetura rejeitavam a idéia de montar um laboratório de informática para treino de CAD pois eles acreditavam que estudantes de arquitetura, assim como os arquitetos, deveriam continuar a "dar de mamar" as suas pranchetas, ou seja, continuar debruçados nelas, desenhando com lápis, nanquim, régua-T, régua paralela, esquadros, compasso, normógrafo e transferidor. Nada contra isso pois, embora eu não lide com uma prancheta há quase 10 anos, eu tenho certeza de que continuo desenhando muito bem com instrumentos.

Minha única fonte de informações era o tal colega de faculdade mas o cara era difícil... ele era muito monopolizador de informações.

Para você ver, só depois de muito tempo é que vim a saber que existiam os OSNAPs (ENDPOINT, MIDPOINT, ...) !!!! Eu passei alguns meses desenhando sem eles, usando o DIST e anotando algumas coordenadas X,Y antes de digitar qualquer deslocamento mais complexo.

Quando eu descobri os OSNAPs (após "ouvir" boatos de que eles existiam, da parte de outros colegas) eu me senti feliz e ao mesmo tempo muito chateado pois o tal colega jamais havia me informado sobre tal facilidade. Aí eu decidi "dar a outra face" a este colega, ou seja, comecei a ensinar para todos os meus colegas tudo aquilo que eu havia aprendido até então e eles compartilharam comigo o que eles sabiam.

Desta forma, os nossos conhecimentos em comum eram fortalecidos e os conhecimentos que apenas um de nós dominava viravam domínio público.

Mas teve um hora que todo mundo se nivelou na faculdade e não conseguimos passar dali!

Até este ponto, conseguimos finalmente montar um laboratório na faculdade com 486s DX-25 e a Autodesk já havia lançado o AutoCAD R12 DOS com as Advanced Modelling Extensions, o famoso AutoCAD com AME. (Tinha o AutoCAD Kelly Cristina e o AutoCAD Denise Andrea!) O mundo 3D estava aí disponível para nós!

Foi neste momento que, através da nossa professora de direito urbano, conseguimos a incrível façanha de encomendar a última versão do livro "Mastering AutoCAD" do George Omura que ensinava o AME, tudo isso através do micro da casa dela que tinha acesso a Internet pelo servidor da nossa universidade, usando um MODEM de 2.400 Bauds!!!! Tudo interface texto... Na verdade nem comércio eletrônico existia! O que nós fizemos foi acessar um servidor de navegação GOPHER de uma grande rede americana de livrarias, pegamos a referência do livro, e o filho dela que estuda direito em New Orleans comprou para nós e enviou pelo correio. Mesmo assim, de uma certa forma, a Internet nos ajudou mesmo que em interface de texto.

Bem... nem dá pra disfarçar que dissecamos aquele livro que, mesmo em inglês, esclareceu o AutoCAD para nós de forma didática e refinou aquilo que já sabíamos, corrigindo algumas falhas de metodologia de uso do programa. Quanto ao AME... nossa! Para quem tinha que exportar uma SCENE do AutoCAD R10 para o Auto-Shade para sombrear uma imagem com HIDDEN ou FLAT SHADE, o AME do AutoCAD R12 e os recursos internos de sombramento permitiram que nós fizéssemos estudos de massa com UNION - SUBTRACT - INTERSECT para fundamentarmos melhor nossas idéias e projetos arquitetônicos acadêmicos.

A moral da lição... aquele nosso colega monopolista de informações continuou por aí mas, SOZINHO! Me parece até que hoje em dia ele só lida com fotografia!

E o nosso grupo se aprimorou e todos nós começamos a dar consultoria para escritórios de arquitetura e ganhar um bom dinheiro, enquanto estudantes de arquitetura, adequando nosso horário de trabalho ao nosso horário de estudo.

Não sei quanto aos outros colegas (pois me mudei para Santa Catarina há 8 anos e perdi o contato direto com eles), mas eu adoto uma postura diferente do monopolista: eu gosto de compartilhar o que eu sei e o que eu aprendi... e o que eu não sei, eu aprendo e repasso adiante.

Concluo esta mensagem afirmando que:

"NÃO É O MONOPÓLIO DA INFORMAÇÃO QUE TORNA UM MAIS PODEROSO QUE OS DEMAIS. A UNIÃO DAS PESSOAS É MAIS FORTE QUE O MONOPÓLIO POIS CADA UM TEM ALGO PRA COMPARTILHAR E É QUANDO O SER HUMANO SE SENTE LIMITADO QUE A IMAGINAÇÃO AFLORA E AS MENTES SE TORNAM BRILHANTES PARA O BENEFÍCIO DE TODOS!" Nossa! que chique isso, hein?!? rsrsrs!!! Parece discurso político! :-)

Um abraço,

Autor Mensagem
Assis
Site Admin
Site Admin

Registro: Mar 03, 2003

MensagemEnviada: Qui 28 Jul 2005 11:55:51 am    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Olá a todos,

MAQUETE ELETRÔNICA

Algumas considerações sobre este assunto:

1 - Livro sobre maquete eletrônica é algo um tanto quanto difícil de encontrar, isto sendo otimista. Nunca encontrei algum sobre isto.

2 - Isto acontece porque na realidade existe uma infinidade de maneiras diferentes (procedimentos, técnicas e softwares utilizados) que os profissionais utilizam. Alguns fazem tudo no AutoCAD, outros usam o AutoCAD e mais outros softwares, outros nem usam o AutoCAD, e por aí vai.

3 - Independente da "maneira" que se faça (softwares), na minha opinião é fundamental previamente dominar (no mínimo compreender) alguns conceitos básicos:

- COR LUZ e COR PIGMENTO e suas diferenças;
- Perspectiva;
- Iluminação.

4 - E para permitir qualidade melhor, conceitos de fotografia:

- Formatos (tamanho das imagens);
- Iluminação;
- Enquadramentos das imagens;
- Regra dos terços/enquadramento (composição) permitirá "chamar a atenção" do que se queira e de forma adequada;
- Profundidade de campo;
- Perspectiva, na realidade a relação entre as lentes (mm) e a distância focal;
- Equivalência entre as os pontos de fuga (perspectiva) e as relações das lentes/distância focal.

5 - Na realidade todos estes conceitos sobre a "visualização" são simples (para mim Smile) e rever a parte da ótica (física) ajudará muito.

6 - Para chegar na parte da criação da imagem (RENDER), o domínio das ferramentas de desenho (Softwares de CAD, RENDER) é fundamental. Se o usuário não souber modelar o ambiente a partir do qual se queira "gerar" uma imagem, de nada adianta ter os conceitos acima descritos.

Claro que existe a possibilidade de apenas GERAR as imagens tendo como base um modelo criado por terceiros, mas para mim isto é algo fora de cogitação Wink.

7 - No caso do AutoCAD é importante o domínio das ferramentas do 3D, com isto a produtividade poderá ser excepcional. A utilização de aplicativos específicos (Arqui 3D e outros) e/ou VERTICAIS (ADT e cia), permitirá uma produtividade maior ainda.

8 - Seja qual for a ferramenta utilizada uma coisa é certa, SEM ESTUDO, SEM TENTATIVAS E ERROS, TESTES E MAIS TESTES, a evolução no assunto é algo impossível.

Sobre o assunto "Maquete Eletrônica", vou parar por enquanto, mais adiante posso continuar.

Utilização e história do AutoCAD

O Tony nos contou que começou a utilizar o AutoCAD 10 em 1993, e contou sobre o sofrimento com as "velozes" máquinas e com o EGOÍSMO de um colega centralizador. Vou comentar algumas coisas sobre isto também (estou virando comentarista Wink);

1 - Em 1993 o AutoCAD 12 era a versão corrente do AutoCAD;

2 - O lançamento do AutoCAD R12 DOS (foi dada uma prévia da versão Windows de um outro software) foi em Junho de 1992, na segunda semana se não estou enganado, eu estava lá (parece que foi ontem);

3 - Conheci muitas pessoas como o colega do Tony. Quando eu chegava nas empresas (clientes) e notava que o conhecimento era "falho" ou " de alguns", na maioria dos casos eram empresas que quiseram economizar treinando um ou dois funcionários apenas; e que estes seriam os disseminadores do conhecimento, e raramente isto acontecia, e normalmente o resultado eram os MONOPOLIZADORES;

Era comum acontecer casos destes em que queriam economizar, e normalmente o que acontecia era eles nos chamarem meses depois para um NOVO treinamento ou consultoria.

4 - Conheci a Luciana alguns anos atrás, e logo notei que ela tinha o mesmo tipo de pensamento que eu no que se refere a transmissão de conhecimento. E aqui estamos com o site CADKlein, com a empresa CADKlein e a lista de discussão (grupo para alguns).

Este é o começo da conversa....

[]'s

Editado pela última vez por Assis em Qui 28 Jul 2005 9:29:36 pm, num total de 1 vez

AutoCAD 2009/2010 Certified Associate & Professional

AUGIbr Director
C.M. CAD Camp in Brazil
AUGIbr Volunt. Coord.
www.augibr.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário Yahoo Messenger MSN Messenger

Autor Mensagem
Ander
Bronze
Bronze

MensagemEnviada: Qui 28 Jul 2005 8:44:26 pm    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Caramba quanta informação! Se vcs quizerem continuar comentando como foi que chegaram a ser profissionais (litaralmente) de AutoCad, nós os neofitos vamos tendo grandes exemplos profissionais a [pelo mesnos tentar] seguir! Valeu Assis, Valeu Toni!

Autor Mensagem
tonisc
Equipe CADKLEIN
Equipe CADKLEIN

MensagemEnviada: Sex 29 Jul 2005 1:28:07 am    Assunto: Outras considerações sobre o assunto Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Ander, que bom que você gostou das nossas respostas. Eu adorei os comentários do Assis e concordo plenamente com o que ele escreveu.

Assis, complementando a minha mensagem, para você ver o quanto éramos atrasados na nossa faculdade de arquitetura, como eu relatei a universidade disponibilizou apenas um AutoCAD R10 DOS somente para os PROFESSORES!!!

Como você informou, com o AutoCAD R12 DOS lançado em 1992, o nosso único AutoCAD R10 DOS já estava obsoleto.

Em 1993, eu participei do congresso COMPUGRAFIC'93, no Anhembi, em São Paulo, pois eu era diretor de assuntos acadêmicos do centro acadêmico do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Ceará (o nosso querido CACAU-UFC).

Por milagre, eu consegui da Pró-Reitoira de Ensino da UFC, uma passagem de avião de ida e volta para Sampa e me hospedei na casa da minha tia lá.

Durante cinco dias, no meio de um congresso de computação gráfica, arquitetos, engenheiros civis e mecânicos e estudantes destas áreas ficaram fechados em uma sala específica para debater o uso de CAD nas faculdades de arquitetura e engenharia civil e mecânica.

O resultado desta iniciativa foi a criação do nosso laboratório de informática, após alguns meses depois deste congresso.

Mas sabe o que foi pior para mim? Como eu era diretor de assuntos acadêmicos do CACAU-UFC, eu era muito mal visto pelos professores, pois a nossa diretoria e, especialmente, a minha pasta de atuação, defendia irrestritamente os alunos de arquitetura contra algumas intransigências dos nossos "mestres".

Então, quando eu me candidatei para ser monitor do laboratório de informática, oficialmente contratado pela UFC (e consequentemente, teria uma experiência acrescida ao meu currículo oficial), o diretor e o coordenador da faculdade de arquitetura não aceitaram a minha candidatura à vaga, usando como desculpa o fato de eu ser um aluno quase concludente do curso. Isso me deixou indignado e não pude fazer nada a respeito, infelizmente!

Apesar disso, profissionalmente falando, eu ganhava mais dinheiro como consultor de CAD enquanto eu era estudante de arquitetura do que quando eu me formei em 1996 e fui trabalhar no projeto do Metrô de Fortaleza e, em seguida, na obra do Aeroporto Internacional de Fortaleza. Logo após estes dois trabalhos eu me mudei para Santa Catarina.

Isso, de certa forma, atrapalhou meu curso, pois eu era para ter me formado no fim de 1993 e acabei me formando no fim de 1996, três anos depois, pois eu inconscientemente e perigosamente fui priorizando o meu trabalho como consultor de CAD e deixei de lado a faculdade de arquitetura.

Agora... pasmem!!! mas eu tranquei o 10º (e último) semestre 6 VEZES pois meus clientes eram a Prefeitura Municipal de Fortaleza, o Departamento de Patrimônio do Banco do Brasil, o Banco do Nordeste do Brasil e muitos escritórios de arquitetura e engenharia civil, além de gráficas e agências de propaganda (Eu juro que nunca conheci Marcos Valério... rsrsrs! hehehe!). Eu me envergonho muito de ter trancado matrícula e não recomendo isso a ninguém!

Mas uma bela noite no início de 1996 me marcou... Eu estava desenhando um projeto de urbanismo para a prefeitura de Fortaleza no nosso escritório e eu dei uma pausa para jantar uma pizza em uma pizzaria que ficava no térreo de um edifício vizinho ao nosso.

Lá estava eu esperando a minha pizza no Chopizza quando eu percebi que um homem e duas mulheres conversavam entre si em uma mesa logo atrás de mim. Eu não os via mas os ouvia muito bem, pois eu estava de costas para eles.

Foi quando o cara declarou: "A única coisa que eu me arrependo em toda a minha vida foi não ter concluído o meu curso de arquitetura!" Shocked

Nossa! Aquilo foi literalmente uma facada nas minhas costas. Naquela noite, eu saí determinado a concluir meu curso e nove meses depois (pareceu uma gestação) eu estava apresentando meu Projeto de Gradução à banca examinadora e, por incrível que pareça, mesmo com os meus problemas de relacionamento como diretor do CACAU-UFC e a coordenação do curso, eu ganhei nota 10 dos três professores da banca e me formei com "chave-de-ouro"!

O meu projeto foi um Centro de Processamentos de Dados de um Banco Público! rsrsrs! Um tema que eu dominava muito bem, pois eu lido com computadores desde os 12 anos de idade (desde o TK-82C, TK-85, TK90-X, CP-500 e DGT-100) e sempre andei nos CPDs de diversas empresas privadas e públicas.

Desta forma, fica aqui um dica para o Ander e para os demais membros do site CADKlein, principalmente os mais novos que estão iniciando suas carreiras:

"Estabeleçam prioridades e completem uma meta antes de entrar em outra meta pois eu priorizei ganhar dinheiro e quase fui jubilado na UFC!"

Espero ter colaborado mais um pouco e vocês passam a me conhecer um pouco mais também!

Um abraço,

Professor dos Cursos AUGI Training Program

Autor Mensagem
Ander
Bronze
Bronze

MensagemEnviada: Dom 31 Jul 2005 11:07:26 pm    Assunto: Re: Outras considerações sobre o assunto Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

tonisc escreveu:
"Estabeleçam prioridades e completem uma meta antes de entrar em outra meta...

Pois é Toni, eu agora estou num dilema na empresa, o gerentão quer que eu me especialize ou melhor "domine" o AutoCad, mas não me esclareceu oque deseja. Apenas me mandou ir atrás de um curso que ele paga, mas tem de voltar bonzão. Mas como? Se eu quizer ser como os kranio da cadklein eu preciso de muito mais doque 1/2 meses, preciso de váááários anos de dedicação no programa, e eu tenho exatos 5 meses de prática com o AutoCad. E se ele quer que eu melhore no ganho de tempo, precisará entender que preciso de tempo praticando! Essa semana fiz um desenho 3d que, pra mim, é o mais perfeiro que há na empresa. Furos e encaixes do móvel 100% no lugar (pois os des. masis antigos eram só pra ter uma idéia do móvel pronto)e são vários detalhes de encaixe e tal, mas demorei um dia inteiro fazendo, chego a estar com o pescoço doido, dei o maior pau, almocei em tempo recorde para dar conta. Oque eu quero aprender? No AutoCad é fazer maquete eletronica, mas preciso estipular e cumprir a meta de melhorar no tempo, fazer mais rápido, e isto não é fácil, pois eu chego a sonhar com linhas heheh eu quero é meter umas imagens, fazer que nem as imagens que tem neste site (heheheh). Oq vc acha? De repente nem vou atrás de maquete agora, vou fazer cursinho pra ver se aprendo algo muito especial? Que dilema cara, oq será que o gerente quer? Foi um bom conselho esse de cumprir metas e não abraçar duas-tres (estou estudando o Inventor tbm, acho que vou parando). Começar do zero de novo...

Autor Mensagem
tonisc
Equipe CADKLEIN
Equipe CADKLEIN

MensagemEnviada: Seg 01 Ago 2005 2:26:09 pm    Assunto: Ganhando tempo no AutoCAD Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous post

Ander,

Veja o arquivo sobre produtividade em CAD que eu publiquei na CADesign, no passado. Na próxima mensagem, eu irei fazer alguns comentários sobre este artigo, pois tenho que visitar uma obra agora! :-)

Produtividade em CAD: Treinar ou Contratar?
Arquiteto Toni Fontenele*

Para acompanhar as tendências mundiais e enfrentar a concorrência, os escritórios de projeto estão investindo em micro-computadores de última geração e adquirindo a versão mais recente de um software CAD. Um investimento na ordem de R$ 15.000,00 por estação. Apesar da alta tecnologia, o hardware e o software ainda não desenham sozinhos. Neste momento, o diretor de um escritório de projeto não-informatizado deve tomar uma decisão crítica: Treinar um desenhista da empresa, que utiliza as ferramentas tradicionais, ou contratar um novo profissional experiente em CAD?

Vantagens e desvantagens de um treinamento

A maior vantagem em treinar um funcionário da empresa é o fato de se tratar de um funcionário da empresa, ou seja, ele já conhece todos os procedimentos e rotinas cotidianas, se tornando a pessoa mais indicada para adaptar estes procedimentos à realidade digital, desde que exista uma orientação e uma coordenação adequada durante o processo de treinamento e adaptação.

Sua equipe de desenho pode implantar os recursos oferecidos pelos softwares CAD (gerenciamento de camadas, bibliotecas de blocos, referências cruzadas, dimensionamento inteligente, etc.) para incrementar a produtividade no seu escritório. Outra grande vantagem é a manutenção da estrutura de salários do seu escritório, pois um treinamento é um benefício proporcionado pela empresa aos seus funcionários.

Segundo uma pesquisa realizada na Inglaterra entre os usuários de um software CAD, um profissional que nunca desenhou neste programa e recebeu um treinamento intensivo, atingirá a mesma velocidade de desenho obtida em uma prancheta após quatro meses de uso intensivo e exclusivo do computador. Sem um treinamento adequado este prazo se amplia para 11 meses. A pesquisa demonstra que dois anos de experiência no uso de um software CAD oferecem ao desenhista um ganho médio de produtividade de 177% em relação à prancheta.

Isto significa que você precisará de tempo, dinheiro e paciência para investir em um treinamento interno. Além disso, uma programação inadequada dos horários de aula poderá interferir na rotina do escritório, dispersando os funcionários, induzindo a falta de concentração nos projetos em andamento e reduzindo a produtividade dos meios tradicionais de desenho técnico.

Acima de tudo, a maior desvantagem do investimento no treinamento em um escritório de projeto é a apresentação do pedido de demissão de um desenhista no momento em que ele está capacitado e apto para produzir com velocidade, qualidade e precisão em CAD. Normalmente, ele irá trabalhar no escritório do seu concorrente...

Vantagens e desvantagens de uma contratação

Antes de tudo, é preciso uma análise das necessidades do seu escritório de projeto para que seja tomada a decisão de contratação de um novo funcionário especializado. Se a sua empresa possui um departamento de marketing forte, capaz de atrair novos negócios junto à iniciativa pública ou privada, a ampliação e a atualização da sua equipe de desenho se torna a sua prioridade máxima.

Neste caso, a maior vantagem na contratação de um desenhista de CAD é a possibilidade da escolha de um profissional capacitado. O reflexo de uma boa contratação é percebido imediatamente através da redução dos prazos de entrega dos projetos, aliado ao acréscimo da precisão e da qualidade dos desenhos. Um novo funcionário experiente pode trazer uma nova metodologia de uso de um software CAD que otimiza os recursos do programa, expandindo a produtividade da sua empresa.

Entretanto, é necessário tempo e dinheiro para anunciar, entrevistar, escolher e contratar um novo desenhista de CAD. Os métodos tradicionais de contratação precisam ser revistos antes do anúncio da vaga. Dentre outras desvantagens associadas a uma contratação, podemos destacar: a necessidade de um treinamento adicional sobre os procedimentos da empresa, aspectos de atendimento a clientes, recursos humanos, entre outros; a incapacidade de um novo funcionário entender ou aceitar a metodologia de trabalho da empresa; e a faixa de salário proposta pelo novo funcionário.

Conclusão

Treinar ou Contratar? Não importa qual seja a decisão a ser tomada. Você deve fazer imediatamente a sua opção, pois algum escritório de projeto concorrente já decidiu isto ou está acabando de decidir...

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    CADKLEIN - Índice do Fórum -> Geral Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.