Home Downloads Fóruns Pesquisas Sua Conta
Navegação
icon_home.gif HomeNovo conteúdo !
· Forums
· Equipe/Team
· Blog CADKlein Oficial
· Blog CADKlein Antigo
· Loja CADKlein
· Aulas ao vivo
· Podcast CADKlein
· Boletins CADKlein
· Galeria/Gallery
· Contato/Contact
· Recomende-nos

icon_vip.gif Membro VIPNovo conteúdo !Show/Hide content
· InformaçõesNovo conteúdo !

icon_usuarios.gif UsuáriosShow/Hide content
· Sua Conta/Account
_SOMRESTRICTEDMEMBERS Msg Privadas
_SOMRESTRICTEDMEMBERS Members_List
favoritos.gif NewsShow/Hide content
_SOMRESTRICTEDGROUP News Submission
· News Topics
· News Archive
som_downloads.gif DownloadsNovo conteúdo !Show/Hide content
· DownloadsNovo conteúdo !
icon_estatisticasl.gif InformaçõesShow/Hide content
· Pesquisas/Surveys
_SOMRESTRICTEDMEMBERS Estatísticas
· Top 10
som_downloads.gif LinksShow/Hide content
· Web LinksNovo conteúdo !
utils.gif UtilitáriosShow/Hide content
· conversor
icon_comunidade.gif EquipeShow/Hide content
· Administração do site
· Forums
nuke.gif Comunidade

CADKLein no Yahoogrupos
Faça parte de nossa lista de discussão no Yahoogrupos,
Grupo CADKLEIN.

Simplesmente digite o seu email no campo abaixo:

User Menu
Bem-vindo

Visitante

Apelido
Senha
Fazer Registro

Usuários:
Último(a): milene7596
Pendente(s): 40
Hoje:: 0
Ontem: 0
Total: 28619

On-line Agora [0]:
Visitantes: 0
Cadastrados: 0
Usuário On-Line:

Páginas Vistas:
Hoje: 1092
Total: 20777070

Google Ads

CADKLEIN: Forums

CADKLEIN :: Exibir tópico - NBR 6492 - Representação de Projetos de Arquitetura
Main  •  FAQ  •  Search  •  User Groups  •  Profile  •  Members List  •  Private Messages
Arcade  •  Attachments  •  Buddy List  •  Ranks  •  Rules  •  Smilies List  •  Statistics  •  Staff

NBR 6492 - Representação de Projetos de Arquitetura
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    CADKLEIN - Índice do Fórum -> Padronização Exibir página para Impressão
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  

Autor Mensagem
Rene
Prata
Prata

Registro: May 13, 2004

Status: Offline

MensagemEnviada: Seg 17 Jan 2005 10:34:27 am    Assunto: Responder com Citação Scroll Down to Next postGo to last Post of Page

Quanto ao uso do SOIP como um dos pontos de partida, é claro que não há problemas. Ele etstá disponível exatamente pra isso. A proposta da ASBEA também é um ponto de partida. Tudo está em evolução...

Por exemplo, no SOIP estou pensando seriamente em revisar toda a proposta sobre controle de espessuras de penas baseado em cores. Estou tendencioso ao controle por layers que o Ribamar Mouta explanou em algum lugar (acho que foi na lista ou no tópico de critérios de plotagem). Gostei da idéia. Tenho pensado nela...

Quanto ao sistema ASBEA, veremos que ele e o SOIP possuem algumas semelhanças. E nem poderia ser diferente porque o sistema ASBEA foi uma das principais consultas para gerar o SOIP. Mas, sinceramente e sem bairrismo, acho o SOIP mais bem estruturado. Considero o sistema ASBEA meio confuso em vários pontos e um tanto fechado (inflexível). Mas o Diego pode falar sobre ele com muito mais propriedade do que eu...

Em suma, temos muito o que discutir. As "divagações" ou "viagens" são extremamente necessárias. Servem para manter a visão e a cabeça aberta e para estimular outros pontos de vistas possíveis. São um bom e útil exercício mental.

Como temos um fórum exclusivo para critérios de plotagem, sugiro que nos atenhamos aqui mais na utilização de layers...

Autor Mensagem
Valdemarmorais
Ouro
Ouro

Registro: May 26, 2003

MensagemEnviada: Seg 17 Jan 2005 4:37:06 pm    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Pessoal!!!

Tô achando que os neguinhos tão amarelando.....hahaha

Brincadeira....

Mas o forum está aí justamente para isso...Opiniões...

Doila a quem doila...Isso faz parte...

é lógico que qualquer opinião vamos ter os a favor e os contra...

Mas... justamente por não termos nada definido...estamos a um tempão naquela história...

Todo mundo faz errado... e o único certo sou eu!!! (alguém discorda?)

Vou mudar um pouquinho a colocação...

Trabalho com CAD a alguns anos, e por ser autodidata, estou fazendo as coisas do meu modo..garanto que estou errado...mas gostaria de fazer da maneira certa....

e Gostaria que alguém me desse uma luz (Que não seja uma concessionária de energia).....

Preciso saber que nome dar aos layers...e que cores eles terão... Grande Dúvida

Alguém se habilita???? Dancing 1

Moderador Forum CADKlein
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário Endereço de AIM Yahoo Messenger MSN Messenger

Autor Mensagem
lotah
Prata
Prata

Registro: Oct 14, 2003

MensagemEnviada: Seg 17 Jan 2005 5:37:37 pm    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Como prometido

SISTEMA DE ESPESSURAS DE PENAS (ASBEA - 2002)

NÚMERO DAS PENAS
AUTOCAD/MICROSTATION - ESPESSURA (mm) - COR
0/1 - 0.1/0.18 - PRETO
1/2 - 0.2/0.25 - PRETO
2/3 - 0.3/0.35 - PRETO
3/4 - 0.4/0.50 - PRETO
4/5 - 0.6/0.70 - PRETO
5/6 - 0.8/1.00 - PRETO
6/7 - 1.20/1.40 - PRETO
7/8 - 0.05/2.00 - PRETO
8/9 - 0.15/0.05 - PRETO
9/10 - 2.00/0.09 - COR
254 - 0.1 - 254
253 - 0.1 - 220
252 - 0.1 - 200
251 - 0.1 - 180
250 - 0.1 - 160
249 - 0.1 - 140

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular

Autor Mensagem
lotah
Prata
Prata

MensagemEnviada: Seg 17 Jan 2005 5:41:38 pm    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Links importantes que estão no mesmo livro:

International Organization for Standardization (ISO)
www.iso.org

American Institute of Architects
www.aia.org

National Institute of Building Sciences
www.nationalcadstandard.org

The Construction Specifications Institute
www.csinet.org

[]'s

Autor Mensagem
Rene
Prata
Prata

MensagemEnviada: Seg 17 Jan 2005 9:18:41 pm    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Lotah,

O pessoal da ASBEA chega a explicar o porque daquelas espessuras? Porque as espessuras crescem de 0.1 em 0.1, de repente passa para um passo de 0.2, entra um 1.2 no meio do caminho e depois volta para a sequência. Ainda, o que as cores 254 e cia. têm de especial?

Essa é justamente uma das críticas que tenho sobre o sistema ASBEA. Algumas coisas parecem que são baseadas no costume de alguém, outras parecem que não são condizentes com a diretriz da evolução do CAD (modelagem)...

Mas, como eu havia dito antes, você deve estar por dentro da proposta da ASBEA mais do que qualquer um de nós. Nunca tentei entender a fundo a proposta ASBEA porque haviam algumas coisas que me pareciam feitas sem uma justificativa (sem desmerecer o trabalho dos caras que sempre fiz questão de admitir que é um dos melhores que já foram feitos sobre o assunto).

Assim que sobrar um tempinho vou até dar uma recordada na proposta deles. Quem sabe, depois de tantas discussões, uma segunda leitura poderá ser mais reveladora...

Autor Mensagem
lotah
Prata
Prata

MensagemEnviada: Ter 18 Jan 2005 3:52:00 am    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Citação:
Algumas coisas parecem que são baseadas no costume de alguém

Segundo arquitetos do ASBEA aqui de POA é isso mesmo. Fizeram uma pesquisa entre eles (devem ser poucos) e chegaram nisso...

[]'s

Autor Mensagem
Rene
Prata
Prata

MensagemEnviada: Ter 18 Jan 2005 5:42:26 am    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Naõ tenho nada contra convenções. Mas mesmo as convenções precisam ser realizadas com base em argumentos fortes. Como sabemos essa proposta de configuração de espessuras de penas não é a mais utilizada, nem a mais justificável. Aliás, não vejo qualquer lógica nela a não ser o fato de ser costume de uns poucos (posso estar equivicado, mas não acredito que seja esse o caso). Por isso não gosto, não uso e combato. Se é pra convencionar configurações por cores, acho que a proposta do SOIP é muito mais justificável (baseada nas cores standard e nos números das cores). Essa sim, é bem difundida e possui alguma lógica. Mas esta questão está em debate no tópico de critérios de plotagem. Devemos tirar uma colcusão de lá mais pra frente...

Só para não parecer que estou fazendo auto-promoção, vale ressaltar que o SOIP não é fruto do que eu penso apenas. Muita gente opina (vocês mesmo estão apinando). O que tem lá é fruto de estudo, pesquisa e consulta a muita gente. Não traduz apenas o pensamento do Renê, mas de um grande número de pessoas. E ainda pode melhorar, desde que possam ser apresentadas as justificativas para a mudança. Por exemplo, essa questão de configurações por cores deve sofrer um bom incremento ou uma mudança completa conforme as discussões do tópico critérios de plotagem...

Autor Mensagem
Valdemarmorais
Ouro
Ouro

MensagemEnviada: Ter 18 Jan 2005 6:49:36 am    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Bom Galerinha...

Então quer dizer que estamos tomando um consenso em alguns sentidos.....ASBEA e SOIP...

Ontonce... discutamos SOIP....com um senão....

Renê... concordo, concordo, concordo e discordo...hehehe

Discordo da Parte sobre plotagens... hora ou outra vamos misturar as coisas aqui e lá.. já que a configuração de Layers indiretamente está ligado a Plotagem..

Na minha modesta opinião...A configuração de espessuras pelas cores facilita visualmente... mas é minha modesta opinião...

e se partirmos para isso.. impreterivelmente, nos encontraremos no assunto plotagem...

O que de certa forma facilitaria, pois não querendo, mas tendo de regressar ao passado... (Identificavamos nossas lindas e práticas Canetas a Nankin somente pela cor de sua ponteira....Que nostalgia)....

Bom... tenho alguns materiais, além da SOIP, e, vou dar uma(ops) olhada, mas de antemão... se alguém quiser.. envio....

[ ]

Moderador Forum CADKlein
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário Endereço de AIM Yahoo Messenger MSN Messenger

Autor Mensagem
Rene
Prata
Prata

MensagemEnviada: Ter 18 Jan 2005 11:21:22 am    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Estou imaginando que as configurações de cores serviriam exatamente para controlar e melhorar as visualizações na tela, mas não precisariam ter relação com as configurações de plotagem. É possível inclusive usar os dois sistemas (por cores e layers) simultaneamente. Ou seja, posso ter um layer de alvenarias magenta (traço 0.6) no arquivo de arquitetura e ele passa para red num projeto de instalações elétricas. Mas a configuração das plotagens é feita com base no layer; para arquitetura tem-se uma configuração de layers e para instalações elétricas, outra. A plotagemn é em P&B com espessuras por layers e pronto. Acaba aquele negócio de cores.

Estou tendencioso a achar isso mais lógico, mas ainda estou cético. Por enquanto uso cores também...

Autor Mensagem
lotah
Prata
Prata

MensagemEnviada: Ter 18 Jan 2005 11:36:05 am    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Não conheço muito o processo de usar as layer e não as cores. Pergutas:

Qunado o pesssoal de elétrica pega a aquitetura ele pode só trocar a cor das penas e deixar as paredes mas finas por exemplo. Se ele fizer por layer vai ter que trocar a espessura de todas as layers?

Existe uma maneira de enviar a minha configuração com layers para a copiadora? como um arquivo ctb?

O CAD mostra o desenho com a espessura da pena escolhida? Isso poderia facilitar na hora de desenhar...inclusive usando preto e branco...

[]'s

Autor Mensagem
Rene
Prata
Prata

MensagemEnviada: Ter 18 Jan 2005 1:49:31 pm    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Cadê o Ribamar Mouta? Parece que ele é que tem a manhas de trabalhar por layers.

Quando é por cores vc troca a cor do layer. Quando é por layer vc deve trocar a espessura do layer. Imagino que seja assim...

Autor Mensagem
Assis
Site Admin
Site Admin

Registro: Mar 03, 2003

MensagemEnviada: Qua 19 Jan 2005 8:26:15 am    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Rene escreveu:
Cadê o Ribamar Mouta? Parece que ele é que tem a manhas de trabalhar por layers.

Quando é por cores vc troca a cor do layer. Quando é por layer vc deve trocar a espessura do layer. Imagino que seja assim...

O ideal é não trocar nada no desenho (retrabalho) Smile.

[]'s

Assis

AutoCAD 2009/2010 Certified Associate & Professional

AUGIbr Director
C.M. CAD Camp in Brazil
AUGIbr Volunt. Coord.
www.augibr.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário Yahoo Messenger MSN Messenger

Autor Mensagem
lotah
Prata
Prata

MensagemEnviada: Qui 20 Jan 2005 4:30:50 pm    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Assis escreveu:

O ideal é não trocar nada no desenho (retrabalho) Smile.
[]'s

Assis

É isso ai.

Neste caso, o método de trocar apenas o arquivo de penas, pode funcionar melhor...não acham?

[]'s

Autor Mensagem
Valdemarmorais
Ouro
Ouro

MensagemEnviada: Qui 20 Jan 2005 4:57:29 pm    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

só colocando mais algo a ser discutido...

Cadista é um povo meio doido...cada um gosta de trabalhar de uma maneira...

Boa parte adota tela preta... nela algumas cores praticamente somem por conseguinte são pouco usadas..

mas, ficam uma maravilha na tela branca...que por sua vez tbém tem algumas cores que praticamente não aparecem...

Mas está aí o CAD com todas as suas nuances....

[ ] s

Moderador Forum CADKlein

Autor Mensagem
Rene
Prata
Prata

MensagemEnviada: Qui 20 Jan 2005 5:01:42 pm    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Concordo e acho inclusive o seguinte:
~você pode ter vários arquivos de configurações de penas para plotagem ou ter apenas um e um único lisp que te pede para selecionar a modalidade de projeto. Vc seleciona, por exemplo, ELE e ele atribui as cores especificadas para os layer... aí vc escolhe ARQ e ele volta tudo conforme as especificações para ARQ; aí vc escolhe HSN e tchan, tchan, tchan...

O cara da plotadora não precisa se embananar com diversos arquivos de configuração de plotagem... Ele não precisa estar acostuma com ninguém... Pode ser uma plotadora no Oiapoque ou no Chuí...

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    CADKLEIN - Índice do Fórum -> Padronização Todos os horários são GMT - 3 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Página 2 de 5

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.