Registro: May 13, 2004 Mensagens: 133 Localização: Ouro Preto / MG
Status: Offline
Enviada: Seg 17 Jan 2005 10:34:27 am Assunto:
Quanto ao uso do SOIP como um dos pontos de partida, é claro que não há problemas. Ele etstá disponível exatamente pra isso. A proposta da ASBEA também é um ponto de partida. Tudo está em evolução...
Por exemplo, no SOIP estou pensando seriamente em revisar toda a proposta sobre controle de espessuras de penas baseado em cores. Estou tendencioso ao controle por layers que o Ribamar Mouta explanou em algum lugar (acho que foi na lista ou no tópico de critérios de plotagem). Gostei da idéia. Tenho pensado nela...
Quanto ao sistema ASBEA, veremos que ele e o SOIP possuem algumas semelhanças. E nem poderia ser diferente porque o sistema ASBEA foi uma das principais consultas para gerar o SOIP. Mas, sinceramente e sem bairrismo, acho o SOIP mais bem estruturado. Considero o sistema ASBEA meio confuso em vários pontos e um tanto fechado (inflexível). Mas o Diego pode falar sobre ele com muito mais propriedade do que eu...
Em suma, temos muito o que discutir. As "divagações" ou "viagens" são extremamente necessárias. Servem para manter a visão e a cabeça aberta e para estimular outros pontos de vistas possíveis. São um bom e útil exercício mental.
Como temos um fórum exclusivo para critérios de plotagem, sugiro que nos atenhamos aqui mais na utilização de layers...
Registro: May 26, 2003 Mensagens: 256 Localização: Brasilia - DF
Enviada: Seg 17 Jan 2005 4:37:06 pm Assunto:
Pessoal!!!
Tô achando que os neguinhos tão amarelando.....hahaha
Brincadeira....
Mas o forum está aí justamente para isso...Opiniões...
Doila a quem doila...Isso faz parte...
é lógico que qualquer opinião vamos ter os a favor e os contra...
Mas... justamente por não termos nada definido...estamos a um tempão naquela história...
Todo mundo faz errado... e o único certo sou eu!!! (alguém discorda?)
Vou mudar um pouquinho a colocação...
Trabalho com CAD a alguns anos, e por ser autodidata, estou fazendo as coisas do meu modo..garanto que estou errado...mas gostaria de fazer da maneira certa....
e Gostaria que alguém me desse uma luz (Que não seja uma concessionária de energia).....
Preciso saber que nome dar aos layers...e que cores eles terão...
Alguém se habilita????
____________ Valdemar Morais
Desenhista e Técnico em Eletrônica
Moderador Listas CADKlein e Rede Elétrica no Yahoogrupos
Moderador Forum CADKlein
Enviada: Seg 17 Jan 2005 9:18:41 pm Assunto:
Lotah,
O pessoal da ASBEA chega a explicar o porque daquelas espessuras? Porque as espessuras crescem de 0.1 em 0.1, de repente passa para um passo de 0.2, entra um 1.2 no meio do caminho e depois volta para a sequência. Ainda, o que as cores 254 e cia. têm de especial?
Essa é justamente uma das críticas que tenho sobre o sistema ASBEA. Algumas coisas parecem que são baseadas no costume de alguém, outras parecem que não são condizentes com a diretriz da evolução do CAD (modelagem)...
Mas, como eu havia dito antes, você deve estar por dentro da proposta da ASBEA mais do que qualquer um de nós. Nunca tentei entender a fundo a proposta ASBEA porque haviam algumas coisas que me pareciam feitas sem uma justificativa (sem desmerecer o trabalho dos caras que sempre fiz questão de admitir que é um dos melhores que já foram feitos sobre o assunto).
Assim que sobrar um tempinho vou até dar uma recordada na proposta deles. Quem sabe, depois de tantas discussões, uma segunda leitura poderá ser mais reveladora...
Enviada: Ter 18 Jan 2005 5:42:26 am Assunto:
Naõ tenho nada contra convenções. Mas mesmo as convenções precisam ser realizadas com base em argumentos fortes. Como sabemos essa proposta de configuração de espessuras de penas não é a mais utilizada, nem a mais justificável. Aliás, não vejo qualquer lógica nela a não ser o fato de ser costume de uns poucos (posso estar equivicado, mas não acredito que seja esse o caso). Por isso não gosto, não uso e combato. Se é pra convencionar configurações por cores, acho que a proposta do SOIP é muito mais justificável (baseada nas cores standard e nos números das cores). Essa sim, é bem difundida e possui alguma lógica. Mas esta questão está em debate no tópico de critérios de plotagem. Devemos tirar uma colcusão de lá mais pra frente...
Só para não parecer que estou fazendo auto-promoção, vale ressaltar que o SOIP não é fruto do que eu penso apenas. Muita gente opina (vocês mesmo estão apinando). O que tem lá é fruto de estudo, pesquisa e consulta a muita gente. Não traduz apenas o pensamento do Renê, mas de um grande número de pessoas. E ainda pode melhorar, desde que possam ser apresentadas as justificativas para a mudança. Por exemplo, essa questão de configurações por cores deve sofrer um bom incremento ou uma mudança completa conforme as discussões do tópico critérios de plotagem...
Registro: May 26, 2003 Mensagens: 256 Localização: Brasilia - DF
Enviada: Ter 18 Jan 2005 6:49:36 am Assunto:
Bom Galerinha...
Então quer dizer que estamos tomando um consenso em alguns sentidos.....ASBEA e SOIP...
Ontonce... discutamos SOIP....com um senão....
Renê... concordo, concordo, concordo e discordo...hehehe
Discordo da Parte sobre plotagens... hora ou outra vamos misturar as coisas aqui e lá.. já que a configuração de Layers indiretamente está ligado a Plotagem..
Na minha modesta opinião...A configuração de espessuras pelas cores facilita visualmente... mas é minha modesta opinião...
e se partirmos para isso.. impreterivelmente, nos encontraremos no assunto plotagem...
O que de certa forma facilitaria, pois não querendo, mas tendo de regressar ao passado... (Identificavamos nossas lindas e práticas Canetas a Nankin somente pela cor de sua ponteira....Que nostalgia)....
Bom... tenho alguns materiais, além da SOIP, e, vou dar uma(ops) olhada, mas de antemão... se alguém quiser.. envio....
[ ]
____________ Valdemar Morais
Desenhista e Técnico em Eletrônica
Moderador Listas CADKlein e Rede Elétrica no Yahoogrupos
Moderador Forum CADKlein
Enviada: Ter 18 Jan 2005 11:21:22 am Assunto:
Estou imaginando que as configurações de cores serviriam exatamente para controlar e melhorar as visualizações na tela, mas não precisariam ter relação com as configurações de plotagem. É possível inclusive usar os dois sistemas (por cores e layers) simultaneamente. Ou seja, posso ter um layer de alvenarias magenta (traço 0.6) no arquivo de arquitetura e ele passa para red num projeto de instalações elétricas. Mas a configuração das plotagens é feita com base no layer; para arquitetura tem-se uma configuração de layers e para instalações elétricas, outra. A plotagemn é em P&B com espessuras por layers e pronto. Acaba aquele negócio de cores.
Estou tendencioso a achar isso mais lógico, mas ainda estou cético. Por enquanto uso cores também...
Registro: Oct 14, 2003 Mensagens: 229 Localização: General Cãmara - RS
Enviada: Ter 18 Jan 2005 11:36:05 am Assunto:
Não conheço muito o processo de usar as layer e não as cores. Pergutas:
Qunado o pesssoal de elétrica pega a aquitetura ele pode só trocar a cor das penas e deixar as paredes mas finas por exemplo. Se ele fizer por layer vai ter que trocar a espessura de todas as layers?
Existe uma maneira de enviar a minha configuração com layers para a copiadora? como um arquivo ctb?
O CAD mostra o desenho com a espessura da pena escolhida? Isso poderia facilitar na hora de desenhar...inclusive usando preto e branco...
Registro: Mar 03, 2003 Mensagens: 1444 Localização: Canoas - RS - Brasil
Enviada: Qua 19 Jan 2005 8:26:15 am Assunto:
Rene escreveu:
Cadê o Ribamar Mouta? Parece que ele é que tem a manhas de trabalhar por layers.
Quando é por cores vc troca a cor do layer. Quando é por layer vc deve trocar a espessura do layer. Imagino que seja assim...
O ideal é não trocar nada no desenho (retrabalho) .
[]'s
Assis
____________ Assis Francisco Haubert Ferreira
Webmaster e Sócio-Fundador - Equipe CADKLEIN
Autor do Guia Prático AutoCAD 2006 2D
AutoCAD 2009/2010 Certified Associate & Professional
AUGIbr Director
C.M. CAD Camp in Brazil
AUGIbr Volunt. Coord.
www.augibr.com
Enviada: Qui 20 Jan 2005 5:01:42 pm Assunto:
Concordo e acho inclusive o seguinte:
~você pode ter vários arquivos de configurações de penas para plotagem ou ter apenas um e um único lisp que te pede para selecionar a modalidade de projeto. Vc seleciona, por exemplo, ELE e ele atribui as cores especificadas para os layer... aí vc escolhe ARQ e ele volta tudo conforme as especificações para ARQ; aí vc escolhe HSN e tchan, tchan, tchan...
O cara da plotadora não precisa se embananar com diversos arquivos de configuração de plotagem... Ele não precisa estar acostuma com ninguém... Pode ser uma plotadora no Oiapoque ou no Chuí...