Registro: Dec 30, 2004 Mensagens: 388 Localização: Atibaia - SP
Status: Offline
Enviada: Sáb 12 Fev 2005 2:20:37 pm Assunto: Ativar o Osnap no Point. Será que dá?
Olá,
Eu sempre tenho que desenhar chapas com uma determinada quantidade de furos. Então eu marco os centros dos furos geralmente com linha de construção e depois dou um copy multiple dos furos. Podemos repetir os furos também pelo comando ARRAY ou dando OFFSET.
Enfim, cada um adapta à sua maneira. Porém eu estava observando que é mais fácil fazer isso pelo comando DIVIDE ou pelo MEASURE, onde o POINT é a base de marcação.
Aí vem a pergunta: É possível fazer o osnap funcionar sobre o point?.
Já tentei depois de explodi-lo, mas o negócio não explode.
Registro: Mar 03, 2003 Mensagens: 1444 Localização: Canoas - RS - Brasil
Enviada: Seg 14 Fev 2005 11:55:39 pm Assunto: Re: Ativar o Osnap no Point. Será que dá?
_Maciel_ escreveu:
Olá,
Eu sempre tenho que desenhar chapas com uma determinada quantidade de furos. Então eu marco os centros dos furos geralmente com linha de construção e depois dou um copy multiple dos furos. Podemos repetir os furos também pelo comando ARRAY ou dando OFFSET.
Enfim, cada um adapta à sua maneira. Porém eu estava observando que é mais fácil fazer isso pelo comando DIVIDE ou pelo MEASURE, onde o POINT é a base de marcação.
Aí vem a pergunta: É possível fazer o osnap funcionar sobre o point?.
Já tentei depois de explodi-lo, mas o negócio não explode.
Sabes porque a ENTIDADE POINT não explode??
O POINT é uma das entidades básicas do AutoCAD, hoje via ARX é possível criar novas entidades.
lá nos tempos do AutoCAD 9, 10, 11, etc. existiam 5 (cinco) entidades básicas, LINE, CIRCLE, ARC, POINT e TEXT. Todas as outras eram criadas com estas básicas, na realidade quase todas ainda são .
[]'s
____________ Assis Francisco Haubert Ferreira
Webmaster e Sócio-Fundador - Equipe CADKLEIN
Autor do Guia Prático AutoCAD 2006 2D
AutoCAD 2009/2010 Certified Associate & Professional
AUGIbr Director
C.M. CAD Camp in Brazil
AUGIbr Volunt. Coord.
www.augibr.com
Enviada: Ter 15 Fev 2005 8:59:40 am Assunto:
_Maciel_ escreveu:
CarlosV3d,
Eu não conheço a opção block do divide.
Como funciona?
Você pode me dar um exemplo?
Esse acomando é de alguma versão específica?
Maciel,
Quando tu utiliza tanto o DIVIDE quanto o MEASURE, o AutoCAD por padrão insere a ENTIDADE POINT, ok?? A visualização dos pontos pode ser alterada via o DDPTYPE (Point Style).
Mas se tu observares a linha de comandos o comando MEASURE tem a seguinte sequência:
Command: measure
Select object to measure:
Specify length of segment or [Block]: b
Enter name of block to insert: nome do bloco desejado
Align block with object? [Yes/No] <Y>:
Specify length of segment:
No DIVIDE após a seleção é solicitado o número de segmentos, aqui tu pode digitar B (de Block), então digitar o nome do block que será inserido.
Ex.:
Command: divide
Select object to divide:
Enter the number of segments or [Block]: b
Enter name of block to insert: nome do bloco desejado
Align block with object? [Yes/No] <Y>:
Enter the number of segments:
Em ambos os casos, o ponto de inserção do blocos e colocado exatamente no mesmo lugar onde seriam inseridos os pontos (meio óbvio né? ).
[]'s
AUGIbr Director
C.M. CAD Camp in Brazil
AUGIbr Volunt. Coord.
www.augibr.com
Enviada: Ter 15 Fev 2005 5:09:05 pm Assunto: alinhamento
a opção:
"Align block with object? [Yes/No] <Y>:"
é para alinhar os blocos com o objeto q serviu de base, caso vc responda não, os blocos são inseridos na posição original em q foram criados.
Enviada: Ter 15 Fev 2005 7:43:01 pm Assunto:
_Maciel_ escreveu:
Assis e Carlos,
Gostei do comando.
Agora, para inserir uma carreira de porca, parafuso ou seja lá o que for, vou usar esse recurso.
Valeu
Em alguns casos o ARRAY não ajuda??
[]'s
AUGIbr Director
C.M. CAD Camp in Brazil
AUGIbr Volunt. Coord.
www.augibr.com
Enviada: Ter 15 Fev 2005 10:05:08 pm Assunto: em alguns casos
O array substitui o measure quando vc vai distribuir o objeto em linha reta, mas no caso do divide, acho melhor ele mesmo.
Quando o caso é distribuir em uma poligonal ou spline, ae o caso é diferente. Como por exemplo; distribuir plantas em um projeto de paisagismo, distribuir mourões em um loteamento...etc.
Os comandos divide (div) e measure (me), também distribuem pontos ou blocos em polilinhas 3d (3dpoly,3p) e spline 3d (spl), muito útil para distribuir árvores 3d em um terreno com desníveis.
Maciel, sei q essas dicas talvez não são da sua área, mas eu não resisto em comentar esses detalhes q são muito interessantes
Registro: Dec 30, 2004 Mensagens: 388 Localização: Atibaia - SP
Enviada: Qua 16 Fev 2005 9:16:24 pm Assunto:
Carlos
Não se preocupe. Você não está se excedendo.
Uma das coisas interessante no cad é que podemos executar determinadas ações de várias maneiras e tentar adaptá-las em diversas situações.
É que inevitávelmente, um a coisa puxa a outra, que puxa outra... e assim vai...
Poderíamos passar a vida toda aqui falando de cad, e sempre estaremos aprendendo e ajudando.
Os temas que rolam aqui no site são realmente empolgantes, e ao mesmo tempo, no mundo lá fora, tem-se programadores pródigos que estão avançando cada vez mais os recursos dos softwares.
E é interessante também uma pessoa que trabalha em uma determinada área, ler sobre outra. Porque assim amplia mais sua visão geral sobre projetos auxiliados por computador. Por exemplo, eu sou desenhista mecânico e me emprenho muito nisso, mas um dia eu vou querer aprender desenho civil e/ou arquitetura (apenas um exemplo particular). Então tudo aqui tem seu efeito benéfico graças à boa vontade dos participantes.
Grato.
Enviada: Qui 17 Fev 2005 12:43:39 am Assunto: Re: Valeu
carlosv3d escreveu:
É isso ae Maciel
Já aprendi muito acessando este forum e acho legal como o pessoal contribui, tem hora q vem cada dica q eu nem imaginava.
Valeu pessoal, estou com vcs.
Eu que conheço N empresas pelo Brasil, escritórios, etc. Já vi muita coisa "que até Deus duvida". Já vi AutoCAD sendo usado até para confecção de roupas , (AutoCAD, programa para gerar código CNC, e máquina cortando tecido - isto lá pelos idos de 1993 no máximo).
Conheço várias áreas de utilização (treinamentos, consultorias, etc), metal mecânica, telefonia, arquitetura, engenharia civil / elétrica / de minas/ química/ e outras, e muito mais .
Sempre aprendi algo novo, formas diferentes de fazer a mesma coisa. Ter que resolver problemas para os clientes, com isto sempre aprendi muito .
E posso dizer, que MUITA coisa nem foi citada, ou escrita por aqui .
O objetivo do site é este mesmo, agrupar o maior número possível de usuários de CAD, assim as informações/conhecimento pode ser dividido.
Eu já usei o DIV e o ME em tantas coisas diferentes, que nem saberia nem por onde começar a enumerar.
O que importa nisto tudo é que, o usuário TENHA CONSCIÊNCIA de que SEMPRE PODE APRENDER. E mais, NUNCA achar que já sabe o bastante, se contentar com aquilo que já sabe fazer, ou, pensar como alguns que vejo por aí "Já sei o suficiente para as minhas necessidades".
[]'s
AUGIbr Director
C.M. CAD Camp in Brazil
AUGIbr Volunt. Coord.
www.augibr.com