Home Downloads Fóruns Pesquisas Sua Conta
Navegação
icon_home.gif HomeNovo conteúdo !
· Forums
· Equipe/Team
· Blog CADKlein Oficial
· Blog CADKlein Antigo
· Loja CADKlein
· Aulas ao vivo
· Podcast CADKlein
· Boletins CADKlein
· Galeria/Gallery
· Contato/Contact
· Recomende-nos

icon_vip.gif Membro VIPNovo conteúdo !Show/Hide content
· InformaçõesNovo conteúdo !

icon_usuarios.gif UsuáriosShow/Hide content
· Sua Conta/Account
_SOMRESTRICTEDMEMBERS Msg Privadas
_SOMRESTRICTEDMEMBERS Members_List
favoritos.gif NewsShow/Hide content
_SOMRESTRICTEDGROUP News Submission
· News Topics
· News Archive
som_downloads.gif DownloadsNovo conteúdo !Show/Hide content
· DownloadsNovo conteúdo !
icon_estatisticasl.gif InformaçõesShow/Hide content
· Pesquisas/Surveys
_SOMRESTRICTEDMEMBERS Estatísticas
· Top 10
som_downloads.gif LinksShow/Hide content
· Web LinksNovo conteúdo !
utils.gif UtilitáriosShow/Hide content
· conversor
icon_comunidade.gif EquipeShow/Hide content
· Administração do site
· Forums
nuke.gif Comunidade

CADKLein no Yahoogrupos
Faça parte de nossa lista de discussão no Yahoogrupos,
Grupo CADKLEIN.

Simplesmente digite o seu email no campo abaixo:

User Menu
Bem-vindo

Visitante

Apelido
Senha
Fazer Registro

Usuários:
Último(a): vitorpola
Pendente(s): 30
Hoje:: 0
Ontem: 0
Total: 28166

On-line Agora [0]:
Visitantes: 0
Cadastrados: 0
Usuário On-Line:

Páginas Vistas:
Hoje: 6946
Total: 19635388

Google Ads

CADKLEIN: Forums

CADKLEIN :: Exibir tópico - Trocando o Layer junto com o comando. Que legal!!
Main  •  FAQ  •  Search  •  User Groups  •  Profile  •  Members List  •  Private Messages
Arcade  •  Attachments  •  Buddy List  •  Ranks  •  Rules  •  Smilies List  •  Statistics  •  Staff

Trocando o Layer junto com o comando. Que legal!!

Novo Tópico   Responder Mensagem    CADKLEIN - Índice do Fórum -> AutoCAD Mechanical Exibir página para Impressão
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  

Autor Mensagem
_Maciel_
Ouro
Ouro

Registro: Dec 30, 2004

Status: Offline

MensagemEnviada: Dom 27 Mar 2005 3:37:14 pm    Assunto: Trocando o Layer junto com o comando. Que legal!! Responder com Citação Scroll Down to Next postGo to last Post of Page

Estou realizando uma experiência com macros de comando no AutoCAD Mechanical que consiste no seguite fim:
- TROCAR AUTOMATICAMENTE O LAYER QUANDO CLICAR EM UM COMANDO
Por exemplo:
- Ao clicar em qualquer ferramenta da barra "dimension", o layer anterior é trocado pelo layer "cota", ao mesmo tempo que o cursor já estar pronto para puxar a cota.
- Ao clicar na ferramenta "Hatch", abre-se o quadro de dialogo, o layer anterior é trocado pelo layer "hachura", e o curso já estar pronto para aplicar a hachura.
- Ao Clicar na ferramneta "centerline", o layer anterior é trocado pelo layer "linha de centro", e o cursor já estar pronto para puxar a linha de centro.
- Etc...etc...
Até agora eu consegui fazer isso com até 15 layers.
Dessa forma, acaba aquela história de ter que ficar expandindo o layer e ficar correndo os olhos pela lista para escolher um layer, pois, o layer é trocado automaticamente junto com o comando.
Isso é vantajoso mesmo àqueles que trabalham com tecla de atalho, pois, irão economizar teclas.
Eu fiquei bem animado por ter conseguido isso porque eu não conheço programação de Autocad.
Portanto, antes de eu continuar o assunto, seria interessante eu aguardar por manifestações de pessoas que sabem bem lidar com macros de comando.
Estou aguardando.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger

Autor Mensagem
Silviogm
Bronze
Bronze

Registro: Feb 23, 2004

MensagemEnviada: Seg 28 Mar 2005 1:14:32 pm    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Maciel

Você fez isso no mechanical, tem como fazer também no AutoCAD puro...
Isso é muito legal... e dever ficar muito prático...

No aguardo.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular

Autor Mensagem
Assis
Site Admin
Site Admin

Registro: Mar 03, 2003

MensagemEnviada: Seg 28 Mar 2005 2:15:48 pm    Assunto: Re: Trocando o Layer junto com o comando. Que legal!! Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

_Maciel_ escreveu:
Estou realizando uma experiência com macros de comando no AutoCAD Mechanical que consiste no seguite fim:
- TROCAR AUTOMATICAMENTE O LAYER QUANDO CLICAR EM UM COMANDO
Por exemplo:
- Ao clicar em qualquer ferramenta da barra "dimension", o layer anterior é trocado pelo layer "cota", ao mesmo tempo que o cursor já estar pronto para puxar a cota.
- Ao clicar na ferramenta "Hatch", abre-se o quadro de dialogo, o layer anterior é trocado pelo layer "hachura", e o curso já estar pronto para aplicar a hachura.
- Ao Clicar na ferramneta "centerline", o layer anterior é trocado pelo layer "linha de centro", e o cursor já estar pronto para puxar a linha de centro.
- Etc...etc...
Até agora eu consegui fazer isso com até 15 layers.
Dessa forma, acaba aquela história de ter que ficar expandindo o layer e ficar correndo os olhos pela lista para escolher um layer, pois, o layer é trocado automaticamente junto com o comando.
Isso é vantajoso mesmo àqueles que trabalham com tecla de atalho, pois, irão economizar teclas.
Eu fiquei bem animado por ter conseguido isso porque eu não conheço programação de Autocad.
Portanto, antes de eu continuar o assunto, seria interessante eu aguardar por manifestações de pessoas que sabem bem lidar com macros de comando.
Estou aguardando.

Bem vindo ao mundo da "customization" Very Happy.

Sou apaixonado por isto desde...

...acho que 1992 mesmo, lá no AutoCAD R11. E olha que só tínhamos menus. Então o negócio era "customizar" o "pulldown", o "tablet", o screen-menu", o POP0 e por aí vai.

Com os recursos da interface gráfica então a coisa ficou mais fantástica ainda.

Já ficou claro que tu é do meu time, daqueles que desmontava os brinquedos da irmã para ver como funcionava Very Happy.

[]'s

AutoCAD 2009/2010 Certified Associate & Professional

AUGIbr Director
C.M. CAD Camp in Brazil
AUGIbr Volunt. Coord.
www.augibr.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário Yahoo Messenger MSN Messenger

Autor Mensagem
LuKlein
Equipe CADKLEIN
Equipe CADKLEIN

Registro: Feb 27, 2003

MensagemEnviada: Seg 28 Mar 2005 9:07:07 pm    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Dá pra descrever como fez isso?

Smile

Obrigada!

Autodesk Expert Elite
Autora Livros AutoCAD:
2006 2D, 2008 2D/3D
2010 2D/3D, 2012 2D/3D
AutoCAD 2009/10/11/12/13 Certified Professional/Associate
www.lucianaklein.com/loja
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário

Autor Mensagem
_Maciel_
Ouro
Ouro

MensagemEnviada: Seg 28 Mar 2005 9:09:19 pm    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Assis,
Eu realmente achava mais graça em desmontar os brinquedos. Só que as vêzes quando eu terminava de montá-los, sobrava peça (rsrsrsrs)
Silvio Gm,
Bem...Pelo menos, pelo meu método as barras de ferramentas não funcionaram no AutoCad convencional porque o mesmo não possui a barra de farramenta chamada "Basic Layer".
Essa barra "basic layers" tem a função de alterar os layers mas, não chama nenhum comando.
Portanto o que eu fiz, foi adicionar determinados comandos JUNTO com o recurso que que altera o layer. Isso graças ao fato do CAD aceitar que mais de um comando funcione ao mesmo tempo.
O AutoCad convencional não possui essa ferramenta "Basic Layer" por não possuir "Layer Groups". Por isso, não consegui adaptar esse recurso nele.
O layer groups nada mais é que um grupo de layer que já vem pronto no cad que tem a sua principal função de ser usado pelos "Blocos Lisp" (não sei se o termo é bem esse).
Por exemplo, quando é desenhado uma engrenagem através do Auto Lisp, nós inserimos as características da engrenagem e a ela é desenhada sozinha na tela, e, os layers que foram usados nessa engrenagem, teve que vir de algum lugar, né? Esse lugar é o Layer Group.
Pode até ser que algum programador consiga criar o recurso que trocar o Layer e acionar o comando simultaneamente, no AutoCad convencional, mas eu particularmente não conheço programação.
Os comandos que uni, e liguei à barra de ferramenta que criei, estão funcionando perfeitamente, mas, antes de divulgá-los, é melhor fazer mais testes e é preciso que eu saiba como se faz para exportar barras de ferramentas para não ter que criá-las tudo de novo em cada computador.
Enquanto isso vão enviando comentários

Autor Mensagem
_Maciel_
Ouro
Ouro

MensagemEnviada: Seg 28 Mar 2005 9:25:58 pm    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

LuKlein escreveu:
Dá pra descrever como fez isso?

Smile

Obrigada!

______

Luci ana
Ô si dá pra descrever.
Veja como é simples:
Na janela "customize", deixei corrente a propriedade de uma ferramanta da barra de ferramentas "basic" layer" (do Acad Mechanial), e adicionei no final do Macro, o nome de outro comando.
Por exemplo:
Veja só o macro que faz deixar corrente o layer cota (do layer group):
$M=$(if,$(eq,$(getvar,users2),GENLAYSLCT_IS_ACTIVE),ACADM~DI LI,'_-amlayer;_o;DILI)

Agora veja só o macro do comando dimension linear por exemplo:
^C^C_dimlinear

Agora unindo os dois, veja como fica:
^C^C_dimlinear $M=$(if,$(eq,$(getvar,users2),GENLAYSLCT_IS_ACTIVE),ACADM~DILI,'_-amla yer;_o;DILI)

Cada ferramenta deverá ter seu macro que chamará determinado layer, mais o macro que chamará o respectivo comando subsequente.
No final dessa semana darei um relato mais detalhado com os resultados de futuros testes.
Obrigado

Autor Mensagem
LuKlein
Equipe CADKLEIN
Equipe CADKLEIN

MensagemEnviada: Seg 28 Mar 2005 10:03:55 pm    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Maciel,

Eu fiz isso num menu de imagens pra inserção de blocos, quando clica no bloco ele já muda pro layer certo e insere o bloco.
Vou ver uma maneira de fazer isso nos comandos do cad, se tiver... é claro!

hehehe

Mas imagino mais ou menos o caminho, se der certo passo a receita aqui no fórum!

Obrigada pela dica!

Autodesk Expert Elite
Autora Livros AutoCAD:
2006 2D, 2008 2D/3D
2010 2D/3D, 2012 2D/3D
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário

Autor Mensagem
LuKlein
Equipe CADKLEIN
Equipe CADKLEIN

MensagemEnviada: Seg 28 Mar 2005 10:28:00 pm    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Deu certo!!!

Seguinte:
- Criei um layer para as linhas (lines), e nas propriedades do botão line, fiz o seguinte:

^C^C_-layer _s lines;;_line

Assim, ele vai mudar para o layer "lines" antes de efetuar o comando.

Claaaaro que o layer já deve estar criado!
Para isso dá pra fazer um lisp e rodar antes de qualquer comando, assim por exemplo:

(defun c:lay()
(setvar "cmdecho" 0)
(command "layer" "m" "lines" "c" "4" "lines"
"m" "dimension" "c" "2" "dimension"
"m" "hachuras" "c" "3" "hachuras"
"S" "0" ""
)
(setvar "cmdecho" 1)
(princ)
)

Testei aqui e funcionou legal, agora é só editar os botões....

Smile

Gostei da idéia!
O único problema é que vai dar um trabalhão danado até colocar isso em ordem, mas... acho que depois vai ficar legal, pelo menos dá pra aprender mais um pouco!

hehehe

Autodesk Expert Elite
Autora Livros AutoCAD:
2006 2D, 2008 2D/3D
2010 2D/3D, 2012 2D/3D

Autor Mensagem
Assis
Site Admin
Site Admin

MensagemEnviada: Seg 28 Mar 2005 11:55:06 pm    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

LuKlein escreveu:
Deu certo!!!

Seguinte:
- Criei um layer para as linhas (lines), e nas propriedades do botão line, fiz o seguinte:

^C^C_-layer _s lines;;_line

Assim, ele vai mudar para o layer "lines" antes de efetuar o comando.

Claaaaro que o layer já deve estar criado!
Para isso dá pra fazer um lisp e rodar antes de qualquer comando, assim por exemplo:

(defun c:lay()
(setvar "cmdecho" 0)
(command "layer" "m" "lines" "c" "4" "lines"
"m" "dimension" "c" "2" "dimension"
"m" "hachuras" "c" "3" "hachuras"
"S" "0" ""
)
(setvar "cmdecho" 1)
(princ)
)

Testei aqui e funcionou legal, agora é só editar os botões....

Smile

Gostei da idéia!
O único problema é que vai dar um trabalhão danado até colocar isso em ordem, mas... acho que depois vai ficar legal, pelo menos dá pra aprender mais um pouco!

hehehe

EEBBAAAAA!!!

Ist o está começando a esquentar Very Happy!!!!

Já não me lembro a quanto tempo não mexo mais na "customização" do AutoCAD. Digo "mexer" mesmo, com o HELP aberto e por aí vai. Em suma ESTUDAR ;D.

Agora com isto tudo, mais o que estou estudando a nova forma de trabalhar com isto no 2006 a CUI (Customize User Interface), que tem TUDO reunido em um único lugar Wink (arquivo no padrão XML). Algo que já era usado no ADT a anos.

Vou parar por aqui.

[]'s

AUGIbr Director
C.M. CAD Camp in Brazil
AUGIbr Volunt. Coord.
www.augibr.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário Yahoo Messenger MSN Messenger

Autor Mensagem
claudiaengsax
Ferro
Ferro

Registro: Mar 22, 2005

MensagemEnviada: Ter 29 Mar 2005 9:40:51 am    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Tópico editado por Luciana Klein.
Colocado o tema em Assunto e criado outro tópico para esse assunto.
http://www.cadklein.com/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&p=2675#2675

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email

Autor Mensagem
_Maciel_
Ouro
Ouro

MensagemEnviada: Ter 29 Mar 2005 12:46:13 pm    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Galera
Realmente não é difícil mas é trabalhoso, por isso a importância em exportar ferramentas depois da primeira criação.
Pelo foto da edição das imagens dos botões ser um pouco demorado, vocês podem aproveitar algumas (ou todas) as imagens bitmap dos botões que vou enviar para Assis e Luciana hoje À NOITE.
O papo só está começando, mas as coisas estão corridas no meu serviço!
Quero preparar um texto completo com imagens sobre esse recurso que começamos estudar, para mostrar o meu modo mas só terei tempo nesse final de semana.
Que no final, juntemos todas as nossas idéias e chegemos à um único resultado (ou vários) o mais prático possível.
Fuiiii......

Autor Mensagem
_Maciel_
Ouro
Ouro

MensagemEnviada: Sáb 02 Abr 2005 1:11:20 am    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

ASSIS
Que legal que você já está vendo um esquema de implantam isso no CAD 2006.
É interessante o fato de você ter conhecido versões antigas, porém, sempre ficar atualizado com novos recursos de novos software.

LUCIANA
Fico feliz por as coisas estarem dando certo aí.

Mas me diga o seguinte: a qual versão você aplicou este macro? Foi no mechanical mesmo?
Fiz um teste com o macro que você mostrou, e percebi uma diferença:
O seu macro busca informações que foram aplicadas diretamente na janela do Layer (Layer Properties Manager), e, o meu macro busca informações na janela do Layer Group (me corrija se eu estiver errado). Tanto é que a minha janela "Layer Properties Manager" pode estar totalmente vazia, mas de acordo que eu vou clicando nas ferramentas pela primeira vêz, os respectivos layers vão sendo inseridos automaticamente na lista, com as configurações que eu tinha aplicado láááááá no Layer group.
O interessante também, é que continuo tendo domínio total sobre os layers pela lista suspensa da barra de ferramente "Object Properties"

Bem...prometo que volto depois à essa questão porque, na verdade, hoje eu só entrei para comentar uma coisa: FLYOUT
Entre todas as ferramentas da minha barra, seis delas nomeei-as com o nome de contorno 1, contorno 2, contorno 3, ...até o contorno 6 (cada uma de uma cor diferente para trabalhar com conjuntos montados). Até então, eu não estava à fim de acrescentar comando à elas, deixando-as simplesmente para a função de ativar os respectivos layers "contorno". Eu estava pensando nisso porque se é contorno, não se sabe quando iremos usar o comando círculo, o retângulo, o line, etc.... Mas pensando melhor, os FLYOUTs seriam úteis se fossem associados às ferramentas contornos. Por exemplo: que a barra "DRAW" fosse associada desde a ferramenta "contorno 1" até a ferramenta "contorno 6". Ora...dessa forma, não permitiremos que as ferramentas "contornos", não tenha a única função de trocar o layer, pois, já damos um servicinho pra ela escolher qualquer comando da barra DRAW, que está bem debaixo do nariz dela - o flyout
Observe que o recurso "um clique só" continua forte no nosso papo.
O único problema é que eu não vi uma maneira de deixar os flyouts com as características à baixo:
1- que o botão principal seja SEMPRE O MESMO. Por exemplo: mesmo depois ter clicado no flyout "poligon" associado ao botão "contorno 1", o ícone "contorno 1" continue visível na barra principal, ou seja, NÃO aconteça a troca, pelo último usado.
2- A customização não está deixando eu associar uma barra à um botão estranho.
O que acham disso?
Aguardo.
OBS: Estou enviando uma imagem para teu e-mail

Autor Mensagem
Assis
Site Admin
Site Admin

MensagemEnviada: Sáb 02 Abr 2005 2:10:09 am    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous post

_Maciel_ escreveu:
ASSIS
Que legal que você já está vendo um esquema de implantam isso no CAD 2006.
É interessante o fato de você ter conhecido versões antigas, porém, sempre ficar atualizado com novos recursos de novos software.

LUCIANA
Fico feliz por as coisas estarem dando certo aí.

Mas me diga o seguinte: a qual versão você aplicou este macro? Foi no mechanical mesmo?
Fiz um teste com o macro que você mostrou, e percebi uma diferença:
O seu macro busca informações que foram aplicadas diretamente na janela do Layer (Layer Properties Manager), e, o meu macro busca informações na janela do Layer Group (me corrija se eu estiver errado). Tanto é que a minha janela "Layer Properties Manager" pode estar totalmente vazia, mas de acordo que eu vou clicando nas ferramentas pela primeira vêz, os respectivos layers vão sendo inseridos automaticamente na lista, com as configurações que eu tinha aplicado láááááá no Layer group.
O interessante também, é que continuo tendo domínio total sobre os layers pela lista suspensa da barra de ferramente "Object Properties"

Bem...prometo que volto depois à essa questão porque, na verdade, hoje eu só entrei para comentar uma coisa: FLYOUT
Entre todas as ferramentas da minha barra, seis delas nomeei-as com o nome de contorno 1, contorno 2, contorno 3, ...até o contorno 6 (cada uma de uma cor diferente para trabalhar com conjuntos montados). Até então, eu não estava à fim de acrescentar comando à elas, deixando-as simplesmente para a função de ativar os respectivos layers "contorno". Eu estava pensando nisso porque se é contorno, não se sabe quando iremos usar o comando círculo, o retângulo, o line, etc.... Mas pensando melhor, os FLYOUTs seriam úteis se fossem associados às ferramentas contornos. Por exemplo: que a barra "DRAW" fosse associada desde a ferramenta "contorno 1" até a ferramenta "contorno 6". Ora...dessa forma, não permitiremos que as ferramentas "contornos", não tenha a única função de trocar o layer, pois, já damos um servicinho pra ela escolher qualquer comando da barra DRAW, que está bem debaixo do nariz dela - o flyout
Observe que o recurso "um clique só" continua forte no nosso papo.
O único problema é que eu não vi uma maneira de deixar os flyouts com as características à baixo:
1- que o botão principal seja SEMPRE O MESMO. Por exemplo: mesmo depois ter clicado no flyout "poligon" associado ao botão "contorno 1", o ícone "contorno 1" continue visível na barra principal, ou seja, NÃO aconteça a troca, pelo último usado.
2- A customização não está deixando eu associar uma barra à um botão estranho.
O que acham disso?
Aguardo.
OBS: Estou enviando uma imagem para teu e-mail

Maciel,

Acredite desde o AutoCAD R11 (que realmente mexi mesmo, conheci desde o R9), agora no 2006 é que MUDANÇAS de verdade estão acontecendo. Nestes anos todos e Releases o que foi acontecendo?? Inserção de novas "seções" tipo a TOOLBAR, novos comandos e por aí foram as coisas, até este momento. Agora MUDOU MESMO!!

Era bom (trabalhoso eu confesso) criar as seções no MNU, criar os SLIDES, compilar e tudo mais para criar um SLIDE MENU. Hoje com este novo recurso que ainda tenho MUITO para aprender e entender, acho que vai melhorar a vida do usuário que tenha o nosso estilo (fuçador/curioso), do usuário que precisa "carregar" as suas barras mundo afora Wink.

Acompanhar a evolução do AutoCAD nestes 13 anos (quase que diariamente) tem sido gratificante de verdade.

[]'s

AUGIbr Director
C.M. CAD Camp in Brazil
AUGIbr Volunt. Coord.
www.augibr.com

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    CADKLEIN - Índice do Fórum -> AutoCAD Mechanical Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.