Home Downloads Fóruns Pesquisas Sua Conta
Navegação
icon_home.gif HomeNovo conteúdo !
· Forums
· Equipe/Team
· Blog CADKlein Oficial
· Blog CADKlein Antigo
· Loja CADKlein
· Aulas ao vivo
· Podcast CADKlein
· Boletins CADKlein
· Galeria/Gallery
· Contato/Contact
· Recomende-nos

icon_vip.gif Membro VIPNovo conteúdo !Show/Hide content
· InformaçõesNovo conteúdo !

icon_usuarios.gif UsuáriosShow/Hide content
· Sua Conta/Account
_SOMRESTRICTEDMEMBERS Msg Privadas
_SOMRESTRICTEDMEMBERS Members_List
favoritos.gif NewsShow/Hide content
_SOMRESTRICTEDGROUP News Submission
· News Topics
· News Archive
som_downloads.gif DownloadsNovo conteúdo !Show/Hide content
· DownloadsNovo conteúdo !
icon_estatisticasl.gif InformaçõesShow/Hide content
· Pesquisas/Surveys
_SOMRESTRICTEDMEMBERS Estatísticas
· Top 10
som_downloads.gif LinksShow/Hide content
· Web LinksNovo conteúdo !
utils.gif UtilitáriosShow/Hide content
· conversor
icon_comunidade.gif EquipeShow/Hide content
· Administração do site
· Forums
nuke.gif Comunidade

CADKLein no Yahoogrupos
Faça parte de nossa lista de discussão no Yahoogrupos,
Grupo CADKLEIN.

Simplesmente digite o seu email no campo abaixo:

User Menu
Bem-vindo

Visitante

Apelido
Senha
Fazer Registro

Usuários:
Último(a): migueljr
Pendente(s): 21
Hoje:: 3
Ontem: 3
Total: 28511

On-line Agora [1]:
Visitantes: 0
Cadastrados: 1
Usuário On-Line:
01: Ver o Perfil do Usuário PauloAgostinho  Enviar uma mensagem privada para PauloAgostinho  pauloa... - 317 pts

Páginas Vistas:
Hoje: 3308
Total: 20540826

Google Ads

CADKLEIN: Forums

CADKLEIN :: Exibir tópico - Assunto da lista - DWG com senha
Main  •  FAQ  •  Search  •  User Groups  •  Profile  •  Members List  •  Private Messages
Arcade  •  Attachments  •  Buddy List  •  Ranks  •  Rules  •  Smilies List  •  Statistics  •  Staff

Assunto da lista - DWG com senha
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    CADKLEIN - Índice do Fórum -> DWG protegido - DWF - PDF - Direitos Autorais - etc. Exibir página para Impressão
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  

Autor Mensagem
Assis
Site Admin
Site Admin

Registro: Mar 03, 2003

Status: Offline

MensagemEnviada: Ter 05 Abr 2005 7:47:43 pm    Assunto: Assunto da lista - DWG com senha Responder com Citação Scroll Down to Next postGo to last Post of Page

Vamos dar continuidade ao assunto do DWG com senha aqui.

Se acharem necessário mudarem o assunto criem um novo tópico.

Procurem manter as respostas, posicões, fatos e/ou opiniões dentro do assunto de cada tópico.

OK? Vamos lá então!!

[]'s

AutoCAD 2009/2010 Certified Associate & Professional

AUGIbr Director
C.M. CAD Camp in Brazil
AUGIbr Volunt. Coord.
www.augibr.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário Yahoo Messenger MSN Messenger

Autor Mensagem
lotah
Prata
Prata

Registro: Oct 14, 2003

MensagemEnviada: Ter 05 Abr 2005 8:14:53 pm    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Pra acompanhar essa discussão queria começar lembrando o que o Assis falou no forum:

Projeto é diferente de desenho.

Copiar o projeto é fácil. E para se proteger existe as leis. ART e etc. Não existe outra maneira, que eu saiba.

O desenho, podemos proteger, para a criação de um documento, ou seja, ficar provado que você entregou daquela maneira, se "alguém" modificou depois você não se resposabiliza.

Existe ainda a necessidade de proteção no sentido de não ser explorado, ou seja, ficar dias desenhando um detalhe, por exemplo, que um outro projetista irá somente "colar" no projeto dele.

Vamos dar nossas opiniões em como se proteger nesses três casos. Exclamation

[]'s

Autor Mensagem
LuKlein
Equipe CADKLEIN
Equipe CADKLEIN

Registro: Feb 27, 2003

MensagemEnviada: Ter 05 Abr 2005 8:30:52 pm    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Pro povo se situar, estou copiando aqui algumas respostas do que rolou na lista:

Olá a todos da lista, per favore, preciso mandar um arquivo DWG de um projeto á um cliente, porém não quiero que ele altere o desenho e sim que só plote e visualize no monitor.
PS: tenho que enviar o arquivo em DWG.

mui obrigado!!! de coracion!!!

Dino Bruneli
desenhista-projetista/CG
(17) 9703-1268
São José do Rio Preto-SP
e-mail:dinobruneli@bol.com.br
msn: dinobruneli@hotmail.com

Tem um jeito de você travar o .dwg, assim só poderá ser visualizado e
impresso (plotado).
Espero que te sirva.

Segue os passoa abaixo que não tem como errar:

Primeiro crie o desenho que deseja e salva normal como DWG Depois entre
um novo desenho e siga o procedimento abaixo:

Command: minsert
Block name (or ?): "NOME DO DWG"
Insertion point: X scale factor <1> / Corner / XYZ:
Y scale factor (default=X):
Rotation angle <0>:

Number of rows (---) <1>: 2

Number of columns (|||) <1>:

Unit cell or distance between rows (---):

Requires number or two 2D corner points.

Unit cell or distance between rows (---): 0.00000000001

Command: SAVE

Depois entre em um desenho e insira este novo dwg que você criou e digite:

Command: ddinsert

Initializing... DDINSERT loaded.

Command: explode

Select objects: 1 found

Select objects:

Voce pode perceber que o bloco não explode, agora explode pela segunda vez

Command: explode

1 was minserted.

1 was minserted.

Mesmo que alguem entre no dwg que você enviou ele também não consiguirá
explodir.

Atenciosamente;

Alex Rodrigo Librelon
Técnico em Computação e Geoprocessamento
Prefeitura de Ibirité - MG

Oi pessoal ! Bom dia !
Olha marcar como ready only não adianta muito, poia a coisa mais fácil é desmarcar este atributo no windows explorer. A meu ver o mais seguro mesmo é mandar com outra terminação. Se vç souber qual é a plotter que els vão usar, vç poderia mandar o arquivo de plotagem com terminação plt, e junto com ele o programa Splot, que permite a visualização do mesmo.
O programa Splot é gratuito e fácil de encontrar nos sites de busca.
Abraço
Ana Garrido - arquiteta, Petrópolis- RJ.

Mas se o cara quiser editar este desenho, é so ele usar o comando refedit, entrar no modo de edição, copiar tudo e colar em um novo desenho.

Rodrigo Augusto Dourado Neves
Geoambiente - Geologia Ambiental e Poços Ltda
E-mail: rodrigo@geo-ambiente.com
São José do Rio Preto-SP

Sinto em lhe informar que mesmo essa forma de travamento não é difícil
de burlar.
O AutoCAD, nas versões mais novas, tem o editor de blocos, como qual tu
edita o bloco sem qualquer restrição.
Pra dificultar (impedir impossível) as opções( que me lembto agora) seriam:
enviar em plt, e incluir um leitor de plt;
em pdf, restringindo a somente leitura e impressão;
em dwf;
ou enviando em papel ( ao menos vai dar a eles o trabalho de ter de
digitalizar, eheheh).
O melhor de tudo seria mesmo a concientização de que cada trabalho que
se faz é propriedade do autor e que há proteção legal para isso, mas...
para mudar conciências o trabalho é um pouco maior... Surprised(

--
@mauri Santos
Computação Gráfica

Olá, novamente!!

Tenho mais uma, não vi se alguém já postou esta possibilidade.
Manda em .dwf para seu cliente e faça como eu.

Abraços!

Alex Rodrigo Librelon

E ainda asssim, se ele fizer um plt , com o converssor de plt para DWG você consegue o arquivo que será impresso todo. No word tem senha , se resolver é só fazer a conversão.

Oberdan Machado
Téc. EDificações -DF

O negócio é ter um contrato dizendo que entregará cópias em papel e em dwf (com viewer) ou pdf em CD. Que apesar de ele ter a cópia o original é teu e não pode sofrer alterações, etc..

Eu acho que TODOS deveriam pensar nisto e ter um padrão de ATITUDE no que diz respeito a preservar o SEU TRABALHO.

Não sou favorável a "ser bonzinho" com cliente não. Tem que ser justo, se não é justo para mim (autor), porque deve ser justo para quem pede o trabalho?? Eu preciso garantir o meu trabalho. Eu penso assim.

[]'s

Assis Francisco Haubert Ferreira
Sócio Fundador e Webmaster - Equipe CADKLEIN
ACP (Autodesk Certified Professional) em AutoCAD 2002 e ADT 3.3
www.cadklein.com
Moderador Grupo CADKlein
Instrutor/Moderador Cursos Online CADKLEIN

Assis,

Ok, isso é bom, mas depende muito de quem é o seu cliente e para que ele quer o desenho, certo?

Se o cliente for um gerente de projetos e quiser enviá-lo, como base, para outros profissionais desenvolverem seus serviços? Você vai mandar em PDF ou DWF, sabendo que isso vai gerar um retrabalho, um dispêndio de tempo desnecessário, só pela questão da sua segurança? (Aliás, provavelmente você estará impossibilitado, por contrato, de enviar arquivos não editáveis, vamos dizer assim.)

Tem que haver outra maneira de garantir seus direitos autorais, sem ser dessa forma.

Abraços,

Leonardo JC Braga
Arquiteto
leonardo.braga@superig.com.br

Não é a questão neste caso.

O que estava se dizendo é sobre cliente final.

Se o desenho faz parte de um processo maior, não há o que fazer sinceramente, e nem haveria porque fazê-lo.

O contexto nesta situação é TOTALMENTE diferente Wink.

[]'s

Assis Francisco Haubert Ferreira
Sócio Fundador e Webmaster - Equipe CADKLEIN
ACP (Autodesk Certified Professional) em AutoCAD 2002 e ADT 3.3
www.cadklein.com
Moderador Grupo CADKlein
Instrutor/Moderador Cursos Online CADKLEIN

Boa tarde Pessoal do Cad...

Enfim concordo com alugumas palavras de nosso amigo Assis, mas como se trata de clientes temos que avaliar todos os lados para não entrar em conflito com o mesmo, queira ou não ele esta pagando o serviço. Mas sim deverá ser orienta-do que qualquer alteração no projeto deverá ser de responsabilidade dele.
Quanto ao enviar o arquivo, hoje a melhor maneira é o DWF, sendo que os programas de visualização são gratuitos, evitando assim muitos transtornos...

Solanis

Eu concordo plenamente contigo. Particularmente, não concordo com essa política de travamento de desenhos. Quando eu sei que o cliente é um particular que não trabalha com softwares CAD, eu mando uma cópia em PDF pelo simples fato de que ele vai conseguir ler o arquivo com facilidade (todo mundo tem um acrobat reader, certo?). Já tive problemas com esse assunto de "segurança", exatamente como eu exemplifiquei.

Sei que o CREA garante o direito autoral (ainda que eu não confie nisso), mas entendo que outros profissionais não têm essa garantia e, ainda assim, podem vir a participar de projetos em colaboração com outros profissionais, e que essa preocupação de travamento/segurança é legítima.

A Bry (www.bry.com.br) tem um sistema de protocolação de arquivos, que protege o arquivo (qualquer um) a partir do momento do envio, certificado como ele estiver, com garantia de data/horário pelo Observatório do Valongo. Ou seja, existe uma garantia formal (e legal) das características do documento no momento do envio. Mas essa é uma solução cara.

Abraços,

Leonardo JC Braga
Arquiteto

Discordo, pois o problema de direito autoral continua a existir. Se eu projeto uma casa, por exemplo, e mando para um calculista, mas o cliente (antes do calculista) altera o meu desenho, como fica?

Abraços,

Leonardo JC Braga
Arquiteto

Bem, já no meu caso, que trabalho com Instalações COmerciais, simplesmente o cliente (dono da loja) pegou o DWG redirecionou-o para o concorrente amndou fazer pequeníssimas alterações nas localizações dos equipamentos e "bau, bau", a outra empresa que executou a obra com o projeto que desenvolvemos na empresa". Portanto, se quieres fazer com outro, que faça, mas não com o meu projeto, oras!!!!

Dino Bruneli
desenhista-projetista
computação gráfica
(17) 9703-1268
São José do Rio Preto-SP
e-mail:dinobruneli@bol.com.br
msn: dinobruneli@hotmail.com

Posso estar errado, mas acho sinceramente, que se o cliente pagou pelo projeto, os desenhos pertencem a ele, e não ao autor do desenho. Se o cliente não pagou pelo desenho, ele não tem direito a nada, o que for mandado pra ele, seja em pdf, plt, papel, será de cortesia do cara que fez o desenho.
Trabalho com essa filosofia, pq se eu executei um desenho que me foi encomendado, ele´pertence a mim até o momento que o cliente pagou por ele; depois de pago o desenho é do cliente e até prefiro que ele leve o dwg para eu liberar espaço no meu pc.
Agora....Diretos autorais é outro papo, e não será protegendo o desenho que se protege a propriedade intelectual, pois qualquer um pode copiar um desenho que esteja no papel, independente de dar trabalho ou não.

João Luis

Autodesk Expert Elite
Autora Livros AutoCAD:
2006 2D, 2008 2D/3D
2010 2D/3D, 2012 2D/3D
AutoCAD 2009/10/11/12/13 Certified Professional/Associate
www.lucianaklein.com/loja
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário

Autor Mensagem
LuKlein
Equipe CADKLEIN
Equipe CADKLEIN

Registro: Feb 27, 2003

MensagemEnviada: Ter 05 Abr 2005 8:55:04 pm    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Página do desenvolvedor do cadlock:

http://www.cadlock.com/

Autodesk Expert Elite
Autora Livros AutoCAD:
2006 2D, 2008 2D/3D
2010 2D/3D, 2012 2D/3D
AutoCAD 2009/10/11/12/13 Certified Professional/Associate
www.lucianaklein.com/loja
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário

Autor Mensagem
mauroslaviero
Ferro
Ferro

Registro: Mar 03, 2005

MensagemEnviada: Ter 05 Abr 2005 11:34:50 pm    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Pessoal... o assunto em questão é interessante mas existem meios de se proteger a autoria de um desenho, projeto, texto ou qualquer outro material ou criação.
Se você for profissional habilitado devidamente registrado no CREA, recolher a ART é fundamental (a ART pode ser recolhida até de rascunhos de desenho, bastando citar no campo correspondente Estudo Técnico ou outro termo que varia de região para região (basta pedir ao CREA a tabela)).
O primeiro passo é fazer uma cópia em papel, juntar o respectivo arquivo em Cd e dirigir-se a um cartório (Isto mesmo, CARTÓRIO) de Registro de Títulos e Documentos e nesse cartório solicitar que seja feito o Registro do Objeto em questão. Este passo garante a comprovação da data da criação que é importantíssima em demandas judiciais.
O segundo passo é requerer junto ao Registro de Marcas e Patentes o Copyright da coisa... você vai receber um certificado no qual consta a data do registro e um número de série pra ele...
Gostaria de lembrar que todos esses passos custam uma grana...
Ah... e tem também uma questão muito importante... sempre que for executar um estudo, um desenho ou um projeto, nunca esquecer de firmar um contrato de prestação de serviços com o cliente, colocando neste contrato uma cláusula que impeça o cliente de transferir o seu projeto, desenho, estudo ou sei lá o quê pra outro profissional chupinhar seu trabalho.
Eu tenho usado isto e não me arrependo... se o cliente não respeitar, dá processo, multa, indenização e até cana se for o caso...
Outro fator de importância, se o cliente for meio malandro, é cobrar os honorários pra entregar a coisa pra ele...
Mauro Slaviero
Eng Civil

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Yahoo Messenger MSN Messenger

Autor Mensagem
mauroslaviero
Ferro
Ferro

Registro: Mar 03, 2005

MensagemEnviada: Qua 06 Abr 2005 1:18:27 am    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Ah, esqueci de dizer... se o seu projeto for algo inédito, sem semelhanças com algo já existente, você pode registrar a patente dele em nível nacional e internacional se for o caso. Esse registro pode ser obtido junto ao INPM (Instituto Nacional de Marcas e Patentes), através de um despachante credenciado. O Processo é demorado e custa caro em alguns casos mas é extremamente valioso.
Se alguém for flagrado usando sua criação, você pode requerer à Justiça os royalties correspondentes, que em muitos casos podem ser uma fonte de renda valiosa.
Tem muita gente por aí que não protegeu suas criações e tá perdendo de ganhar com isto, o que é uma tremenda injustiça.
Outro aspecto importante, é que mesmo que você trabalhe pra uma empresa e desenvolva produtos pra essa empresa, você pode obter o registro de sua autoria da mesma forma. Afinal, empresa não cria nada, quem cria é alguém que pensa... a justiça protege esse direito.
Um abraço a todos
Mauro Slaviero
Eng. Civil

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Yahoo Messenger MSN Messenger

Autor Mensagem
ANDRE303
Ferro
Ferro

Registro: Nov 23, 2004

MensagemEnviada: Qua 06 Abr 2005 7:30:25 am    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Shocked isso aqui tá modernooOoOoOO...

gostaria de dar uma opinião, apenas mais uma Sad :

bom, no caso do Dino, q já teve problemas com o cliente, concerteza ele deveria arranjar uma solução de travamento, mas não generalizar pq tipo, pelo q eu entendi não foi o mesmo cliente e em alguns casos o próprio cliente pode ficar numa situação constrangedora de desconfiança e apartir daí diminuir um apelo de uma relação profissional...

acho q o fundamento de trabalhar em arquivos editáveis como no cad, cabe a responsabilidade de cada um, é por isso que estamos num forum, para compartilhar informações, para dar e receber, ou receber sem dar, ou dar sem receber, é um movimento "anti-capitalista" do mundo underground/net .

resumidamente, para não ir muito longe (como gostaria) estamos numa espécie de revolução (é por isso q o linux faz tanto sucesso) e nas relações comerciais, NÃO EXISTE outra maneira de assegurarmos as nossas autorias q não seja por notas em contrato, não custa nada, e qq coisa estamos assegurados em qq situação, a ideia é não ser 8 nem 80...

André Ramos

Autor Mensagem
Assis
Site Admin
Site Admin

Registro: Mar 03, 2003

MensagemEnviada: Qua 06 Abr 2005 10:12:32 am    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

ANDRE303 escreveu:
Shocked isso aqui tá modernooOoOoOO...

gostaria de dar uma opinião, apenas mais uma Sad :

bom, no caso do Dino, q já teve problemas com o cliente, concerteza ele deveria arranjar uma solução de travamento, mas não generalizar pq tipo, pelo q eu entendi não foi o mesmo cliente e em alguns casos o próprio cliente pode ficar numa situação constrangedora de desconfiança e apartir daí diminuir um apelo de uma relação profissional...

acho q o fundamento de trabalhar em arquivos editáveis como no cad, cabe a responsabilidade de cada um, é por isso que estamos num forum, para compartilhar informações, para dar e receber, ou receber sem dar, ou dar sem receber, é um movimento "anti-capitalista" do mundo underground/net .

resumidamente, para não ir muito longe (como gostaria) estamos numa espécie de revolução (é por isso q o linux faz tanto sucesso) e nas relações comerciais, NÃO EXISTE outra maneira de assegurarmos as nossas autorias q não seja por notas em contrato, não custa nada, e qq coisa estamos assegurados em qq situação, a ideia é não ser 8 nem 80...

André Ramos

A questão aqui esta (ao menos chegará nisto com certeza) em um nível que considero inicial ainda Smile. O caso do Dino é apenas um exemplo das várias coisas que acontecem por aí, e serve como base para este assunto interessante e extremamente importante.

O fato de trabalharmos com arquivos editáveis não significa que ele deva ser editável para qualquer um em qualquer situação. Penso que o autor deve decidir o que possa ser feito ou não com o arquivo que venha a ser entregue/disponibilizado. Esta é uma situação.

Uma outra fica no exemplo do Diego, tu passa uns dois dias criando um detalhe e depois um "esperto" só copia o teu trabalho? Ou pior como se tem visto por aí, uns metidos a mais espertos pegando o trabalho dos outros e VENDENDO em CD's, que originalmente se diz estar disponível em um "site da vida", e os incautos acessam e acabam comprando o tal CD. Este é mais um exemplo Smile São várias as possibilidades.

E sobre o LINUX, Software Livre e Cia, tenho uma frase que uso a algum tempo:

- O Software PODE ser LIVRE, o trabalho JAMAIS será escravo!
(é que tem gente que acha que o fato de se falar em SL significa que tudo é de graça - e como tem gente assim Sad)

[]'s

AutoCAD 2009/2010 Certified Associate & Professional

AUGIbr Director
C.M. CAD Camp in Brazil
AUGIbr Volunt. Coord.
www.augibr.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário Yahoo Messenger MSN Messenger

Autor Mensagem
ANDRE303
Ferro
Ferro

Registro: Nov 23, 2004

MensagemEnviada: Qua 06 Abr 2005 11:02:16 am    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Boa fraseee!!! huehuehue mesmo boa!!

eu sei disso q vc está falando, mas continuo tentando a acreditar nos seres humanos... Rolling Eyes como sou inocente... Laughing Sad

o pior é q já tive 2 trablhos clonados na época da faculdade, mas penso mas longe, penso q estas pessoas não vão longe, e não foram!

Outro exemplo muito cruel, e grave: se vcs forem nos samples do autocad 2005, q mostram um estádio de futebol, q é o Alvalade, aqui em Portugal, q foi projetado para o euro 2002, foi concebido por um escritório Holandês, entretanto, se vcs verificarem no carimbo das plantas, a autoria é concebida para um outro escritório, português, q ficou encarregado de fazer o revestimento externo. O escritório holandes nem sequer é mencionado, nem um outro portugues q fez projeto executivo, o creditos nao estão errados mas estão distorcidos e dá a entender uma coisa q não é!

exemplos como esses é q são chatos, mas isso só é possível por que as leis jurídicas não acompanham o desenvolvimento tecnológico, é mais ou menos como se minha avó fosse andar de skate... Shocked

huehuehue...ia ser engraçado...heuhuhee

André.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger

Autor Mensagem
hugopaulo
Ouro
Ouro

Registro: Mar 12, 2004

MensagemEnviada: Qua 06 Abr 2005 12:52:06 pm    Assunto: Assunto da lista - DWG com senha Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Tenho passado algum tempo lendo as colocações sobre proteção de "desenhos" e / ou "projetos" e tecerei o que acredito..

1) Quanto à questão do cliente, se ele contrata um profissional ou empresa para fazer um "projeto" ou "desenho" ou qualquer coisa relacionada ao que ele precisa construir ( modelo p.e. ), ele paga por isso. Nesse caso o "projeto" ou "desenho" ou "modelo" é do cliente e ele tem o direito de fazer o que quiser com eles até vender a terceiros ( isso é previsto em contrato ).

2) Agora se um profissonal outro se apropria dos desenhos do autor ou do cliente e "vende" ou "constrói" para terceiros ou "comercializa" em escala, aí sim, é pirataria da grossa. Está burlando os direitos do autor original e do cliente que o contratou e pagou pelo "projeto" ou "criação".

3) A proteção deve existir mas sempre existirão tb meios de burlar ( a Microsoft que o diga, a Autodesk e outros tb). Pessoalmente prefiro o Protect Manager pois é barato e protrege realmente ainda mais se o autor e o cliente ficarem trocando periodicamente a senha de proteção. Mas alguém lembrou bem, o "cabra" pode fazer "chupinhação" ( esse termo tem a ver com o chupim que pôe os ovos nos ninhos dos outros para que criem seus filhotes ?) Aqui no Rio costumamos usar "chupação", copiar um desenho por cima de outro.

Enfim é o que penso e o que acredito.

[]'s

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email

Autor Mensagem
Ewerton
Equipe CADKLEIN
Equipe CADKLEIN

Registro: Mar 11, 2003

MensagemEnviada: Seg 31 Mar 2008 11:03:07 pm    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Posso dar um testemunho que me ocorreu agora?

Uma bela noite, quando dava aula numa ATC (AutoDesk Trianing Center) um aluno me trouxe um desenho o qual era impossível editar nele, era possivel dar ZOOM, PAN, PLOTAR, etc menos editar e ele me desafiou a burlar esta proteção. De tanto fuçar, não me lembro agora o que fiz pois isso foi no final do século passado, mas descobri que o arquivo tinha vários objetos, slides, etc, etc e acabei conseguindo quebrar a proteção e imprimi o desenho com modificações minhas, tudo isso aos olhos do aluno. Ele ficou impressionado e me pediu para que lhe devolvesse o desenho burlado e modificado. Não devolvi e respondi o seguinte: Você me desafiou a quebrar o bloqueio e não pediu para desbloqueá-lo para vc utilizar o arquivo. Achei uma sacanagem e deletei o arquivo.

Pois bem, isso me provou que não existe segurança absoluta, mas com certeza eu entendi que, se o objeto foi trancado era para que não fosse desprotegido e preferi respeitar a opção original do autor

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger

Autor Mensagem
skaenner

Registro: Jun 20, 2006

MensagemEnviada: Sex 27 Jun 2008 10:20:22 am    Assunto: proteção Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Olá Senhores,

Bem, pergunto a vocês, pois provalvelmente com suas experiências poderão me responder se o que penso é velhidade ou novidade, e talvez até viável.

Sou novo em Autocad, e comecei a aprender Autolisp tem pouco tempo, mas pude reparar nos arquivos .VLX(executável do Autolisp) criados a partir de vários arquivos e rotinas em Autolisp.

Bem, se é possível criarmos executáveis assim, nos é possível fazer o Autocad mesclar em sua execução informações externas, como é o caso de um programa bem legal chamado Util2000, desenha cotas, louças, parede e etc, e que funciona como ferramenta adicional dentro do próprio Autocad.

Desta forma, será que se criassémos um programinha(que também pudesse ser personalizado) que além dos recursos do próprio AutoCad pudesse proteger um desenho impedindo de ser plotado, editado, ou até mesmo de ser aberto em certos casos?

Quando digo personalizado, quero dizer que parte dele seria aberto ao usuário para que pudesse modificar ou inserir rotinas, encriptação e etc, de acordo com suas próprias regras ou necessiadades.

Ainda não sei qual linguagem(Visual Basic, C e etc) seria a mais adequada para fazer esta fusão, pois ainda não sei criar rotinas complicadas em AutoLISP.

Acredito que dê prá fazer... e como acredito que o assunto seja de interesse geral....a união faz a força...

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular

Autor Mensagem
Petris

Registro: Jan 10, 2007

MensagemEnviada: Sex 03 Out 2008 10:09:34 am    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Bom dia,

sobre proteção de dwg, fazendo o procedimento que o colega enviou falando para usar o minsert, depois salvar....., tudo bem funciona, mas, se você utilizar o comando wmfout no desenho protegido e criar um wmf, vc pode inserir este wmf em um novo arquivo e editar a vontade, ele vem todo vetorizado, exceto os textos!

Att,

Johnny

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email

Autor Mensagem
osmartelles
Bronze
Bronze

Registro: Mar 19, 2005

MensagemEnviada: Seg 02 Mar 2009 4:56:20 pm    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

Eu acho que esse assunto de proteção de desenhos ja é bem antigo, na verdade eu gosto de proteger não é projeto e sim detalhamentos e desenhos que se o arquivo for sem proteção serão fatalmente copiados e utilizados em outros projetos. até hj não conheço um maneira eficiente 100% de proteger os arquivos todas tem suas falhas. mas pessoalmente uso sempre o pdf na minha opinião é mais eficiente.

Autor Mensagem
zannellap

Registro: Jun 13, 2009

MensagemEnviada: Sáb 13 Jun 2009 8:44:10 pm    Assunto: Responder com Citação Go to Top of PageScroll Up to Previous postScroll Down to Next postGo to last Post of Page

No escritório que trabalho, não enviamos nada "aberto" somente em PDF e Lockup, este acho bom, pois a pessoa que recebe, pode abrir, só não consegue editar nada.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    CADKLEIN - Índice do Fórum -> DWG protegido - DWF - PDF - Direitos Autorais - etc. Todos os horários são GMT - 3 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.